Devocional lição 11 – Quinta-feira
Ester 1:12
“Porém a rainha Vasti recusou vir conforme a palavra do rei, pela mão dos eunucos; pelo que o rei muito se enfureceu, e ardeu nele a sua ira.”
A raiva de Assuero, com que foi induzido a sentir por sua rainha, foi uma atitude imatura, ignorante e totalmente sem propósitos. Se ele estivesse sóbrio, possivelmente, nunca teria feito aquele pedido a sua rainha.
Não quero apoiar a atitude de Vasti, pois ela ofendeu triplamente o rei: ofendeu como mulher, desacatando a autoridade de um homem; ofendeu como esposa, desobedeceu às ordens do marido; e ofendeu como súdita, desrespeitou o rei. Por outro lado, o rei influenciado pelos conselheiros, que exageraram no acontecido, tornando a situação um estopim para gerar uma crise internacional, tinha que tomar uma atitude ante a ofensa. O SEU ORGULHO ESTAVA FERIDO.
As pessoas se ofendem com muita facilidade, quando tem seu orgulho ferido. Não queremos nos ater somente nas questões espirituais, vamos abranger a área física também. Dificilmente, admitiremos o erro, sempre encontraremos justificativas. Não conseguimos ver as críticas ou repreensões como uma admoestação. O nosso orgulho nos coloca em um nível em que não admitimos qualquer palavra que contraria nosso procedimento, e sempre haverá do nosso lado, aqueles que, com bajulações, nos apoiam.
Assuero era um prisioneiro de seu orgulho. O orgulho alimenta a raiva, e, à medida que cresce, a raiva reforça o orgulho.
*”O que presto se ira faz loucuras”*
Deus vos abençoe.
Graça e Paz a todos.