Devocional lição 03/ 1º trim 2017, Quinta-feira – O perigo da inveja, dos homicídios, das bebedices e das glutonarias.
Gálatas 5:21a
“invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas”
A inveja não é o mero sentimento de desejar o que o outro tem, é mais devastador, inveja é ficar, amargamente, ressentido pela conquista do outro, chegando ao ponto culminante, de se esforçar para privar o outro da sua felicidade e sucesso. Ela encabeça esse grupo, de obras da carne, por que dela procedem as outras, ou seja, quem inveja, mata e transpõe os limites da moralidade e respeito. Bebedices e glutonarias não podem ser vistos apenas como beber e comer em excesso, estão também relacionados a alguém que não respeita os limites imposto pela lei moral, e um cristão não pratica tais obras.
Esta lista que Paulo enumerou das obras más da carne, não são conclusivas e nem pode ser taxada com regra de conduta da vida cristã. A intenção era despertar os crentes da Galácia, para as horrendas consequências de tais obras. Esta lista tem a ver com as relações interpessoais, a preocupação de Paulo era com a harmonia e unidade da igreja, que, sendo quebrada essa harmonia, o problema deve ser tratado imediatamente, não pode ser transigido ou ignorado. Aquele que vive na “carne”, não sabe viver em unidade.
O que causa grande espanto é que essas obras tem uma origem legítima. O próprio Deus ou a sua Palavra não proíbem ninguém de desejar ou ter as coisas, a armadilha está na forma como alcançar os objetivos. Satanás é inimigo esperto e o pecado é enganoso. O cristão precisa examinar o coração e a vida sob a luz dos ensinos bíblicos e sob a orientação do Espírito, para fugir de tais armadilhas.
Deus te abençoe.
Graça e Paz.