Cabelo Cortado nas Mulheres.
Deve a mulher crente cortar o cabelo?
“Não, não deve. É um ensino bíblico, e deve ser cumprido literalmente, que a mulher deve ter o cabelo crescido. Vejamos o texto em 1 Coríntios 11.15: “Mas ter a mulher o cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu“. Ora, se é honroso tê-los crescidos, é, consequentemente, desonroso tê-los cortados.”
Muitos não pensam, como o irmão escreveu em sua carta, e dizem que a mulher pode cortar, contanto que não seja muito curto. O apóstolo Paulo compara esse tipo de corte a tosquiar-se ou rapar-se e pergunta se a igreja acha decente que a mulher ore a Deus com a cabeça raspada. Não creio que Paulo estivesse determinando um costume que devesse ser seguido por todos as culturas.
A Bíblia não diz em parte alguma qual deve ser o comprimento dos cabelos das mulheres. Diz apenas que deve haver uma diferença clara entre o comprimento dos cabelos dos homens e o das mulheres a fim de não haver confusão entre os sexos. É vergonhoso um homem parecer uma mulher e vice-versa, na questão exposta aqui.
Tiago em sua carta, diz que a ninguém é impedido o direito de viver segundo a lei, contanto que não infrinja nenhuma porção dela. Se alguma mulher deseja viver segundo os costumes judaicos cristãos, que é o de não cortar os cabelos, então que se faça literalmente, pois quem corta “um dedinho” erra da mesma forma quem tosquia.
Segundo os estudiosos, na igreja de Corinto parecia haver uma reivindicação feminina de equiparação aos homens e algumas mulheres “protestavam” tosquiando o cabelo e abolindo o véu, como para se manifestarem livres do “poderio” do homem. Alguma corrente masculina as apoiava e causava dissensão entre os irmãos e Paulo fez-lhes ver que na igreja de Cristo não tem esses costumes (protestos) e nem se debatem em lutas de classes.
Na MINHA OPINIÃO, ter os cabelos compridos (só as mulheres, que fique bem claro) é uma questão de obediência, não a doutrina bíblica, mas ao Pastor da igreja que, porventura, adota este costume.
Concluindo, desejo que os irmãos reparem que os cabelos compridos nas moças e senhoras crentes dão um toque de reverência e obediência, mostrando a santidade que exercem diante de Deus.
Fonte: A Bíblia responde (CPAD) – Adaptado
Excelente reflexão!
Nao entendo essa modernidade, onde se ensina e não se cobra. Dentro de nossos templos hoje em dia ha muito disso, as pessoas fazem o q acham q devem fazer. No caso desses lideres, que ensinam e nao cobram e permitem seus membros irem contra a palavra ensinada, eles serao cobrados por Deus?
Paz Ivani,
Se esses líderes estão ensinando doutrina bíblica, não serão cobrados. Nem todos que andaram com Jesus fizeram o que Ele ensinou.