Objetivo Geral e Específicos da lição 05: – Paz de Deus: Antídoto contra as inimizades.
Paz de Deus: Antídoto contra as inimizades.
A paz que o homem tanto procura e luta por alcança-la, não vem de uma declaração ou acordo entre as partes envolvidas num conflito. Não se trata de um intervalo ou uma pausa nas contendas e desentendimentos interpessoais. Não é uma breve interrupção das intrigas e perseguições proclamadas por radicais de todas as classes ou grupos sociais, políticos, étnicos, culturais e religiosos. Não se pode alcança-la através de livros de autoajuda ou de ideais filosóficos.
A paz que o homem tanto tem buscado só pode ser alcançada e encontrada na pessoa de Jesus Cristo.
Quando, finalmente, encontramos essa paz, assumimos, espontaneamente, a responsabilidade de transmitir essa paz aos outros, e essa transmissão não pode ser apenas verbal, temos que deixa-la evidenciar-se em nossas vidas. Não somos nós que faremos “propaganda” do nosso estilo de vida, mas as pessoas, ao nosso redor, devem perceber isso em nós.
O vocábulo grego “echthra”, é usado para identificar três tipos de inimizades no Novo Testamento:
1 – “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.” (Rm 8:7)
Todo homem, independente de estar dentro de uma igreja ou não, que vive na carne, constitui-se inimigo de Deus. De maneira alguma, esse homem tem paz com Deus e muito menos a paz de Deus. Essa inimizade só vai ser quebrada, se tal homem aceitar a justificação através do sacrifício de Jesus na cruz.
2 – “E no mesmo dia, Pilatos e Herodes entre si se fizeram amigos; pois dantes andavam em inimizade um com o outro.” (Lc 23:12)
A inimizade interpessoal é causada, na maioria das vezes, por motivos fúteis. Quem se lembra do filme “Inimigo meu”? É um filme de ficção que conta a história de um homem e um alienígena presos em um planeta, e que se declararam inimigos apenas por não se conhecerem e serem habitantes de planetas diferentes. Saindo da ficção e entrando na realidade, tem muitas pessoas que não se falam apenas porque não se “conhecem” ou por que são de denominações distintas.
O verdadeiro crente não põe barreiras entre ele e o seu próximo. Para ele não existe dificuldade em anunciar o evangelho de Jesus Cristo.
3 – “Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.” (Ef 2:14-16)
Infelizmente tem muitos cristãos que levam uma vida de disputas, e estão disputando até salvação, como se no céu haverá separação de grupos religiosos. As palavras de Paulo são muito claras, alertando-nos de que a rivalidade entre grupos ou denominações tem que ser derrubada, e só conseguiremos isso através da cruz de Jesus.
E por último, não podemos esquecer da missão que nos foi dada pelo Senhor Jesus. Essa missão só será bem sucedida se tivermos paz com todos os homens.