Devocional lição 06/ 1ºtrim 2017, Segunda-feira – Evitando as dissensões.
Romanos 16:17
“E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.”
“Os opostos se atraem”, é o resumo do enunciado da lei de Coulomb, onde diz que polos com cargas elétricas diferentes se atraem e cargas elétricas iguais se repulsam. Fundamentadas neste enunciado, muitas pessoas insistem em manter um relacionamento conturbado, pois segundo a física, eles se atraem e isso é o suficiente.
João na sua primeira epístola, no cap. dois, alerta os crentes acerca de determinadas pessoas que passarão toda a sua vida dentro da igreja e nunca serão crentes. Tais pessoas gostam de viver nessa condição, pois é cômodo para eles, é um meio de camuflarem seus atos, sentimentos e pensamentos cheios de impiedades. João não está contrariando a mandamento de Jesus, ele não está insinuando que devemos odiar tais pessoas, mas que devemos nos desviar delas, ou seja, com tais pessoas não devemos ter comunhão, não podemos ser coniventes com seus atos, pensamentos e sentimentos ímpios.
Paulo ao escrever aos crentes de Roma, os convida a julgar os atos de alguns irmãos. “Noteis” está sugerindo a alguém observar e chegar a própria conclusão.
Infelizmente, nos dias atuais, existem dentro das igreja pessoas com características tais como descrito no versículo acima, estão na igreja apenas para causar problemas, escondem-se atrás de uma máscara de cristão, e vivem só para causar divisão dentro da igreja. Nunca estão satisfeitos com nada, todos os cultos, se não houver a participação deles, é ruim, é frio. Reclamam de tudo e de todos, reclamam do tempo e da liturgia do culto, reclamam dos hinos e saudações e reclamam da Palavra ministrada, sempre deixando bem claro que se fossem eles, fariam melhor. Paulo é categórico: Desviai-vos! Não ande, não se detenha nem se assente com este tipo de pessoa.
Essa classe de pessoas é o joio da parábola, quem vai fazer essa separação é o próprio Jesus no arrebatamento, quando disser para eles o seguinte: “Nunca vos conheci”.
Para suportar essas pessoas teremos de exercitar, com muita persistência, nossa paciência.
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Que ensino maravilhoso! Glória a Deus!
Palavra abençoada Minha Vida
Um texto pequeno e simples, mas com um grande conteúdo.