Devocional lição 02/ 2ºtrim 2017, Sexta-feira – Abel, um caráter liberal para ofertar.
Gênesis 4:4
“E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta”.
No que diz respeito sobre o “culto” de Abel, encontramos na Bíblia a seguinte declaração: ”Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala”. Bom, diante disto, podemos fazer as seguintes observações:
– O que o autor de Hebreus quis dizer com “mais excelente sacrifício”? Provavelmente esteja querendo nos dizer que a oferta de Abel não só foi maior (não se refere a proporção, mas a valor), como também foi melhor (não se refere a qualidade, mas num sentido geral entre oferta e ofertante) do que a de Caim. Não estou dizendo que Deus atenta somente para essas condições de ofertas, primeiro Ele vê o coração do ofertante.
– Observamos também que por causa da oferta de Abel, ele recebeu testemunho de homem justo. A palavra justo, empregada aqui, não se refere a justificação de pecados, mas fala de caráter, e quem deu o testemunho do caráter justo de Abel foi o próprio Senhor Jesus.
– Tanto a atitude de Abel em ofertar pela fé e o ato de Deus em aprovar a oferta, deixa claro que Abel seguiu uma ortodoxia na forma de cultuar, enquanto que seu irmão, talvez, tenha inventado sua própria maneira de adorar a Deus. A aceitação da oferta de Abel certamente foi recebida por Deus, não somente em função de sua qualidade, mas, também, especialmente por sua fé!
Em hipótese alguma, um homem cujo caráter é justo, agirá de maneira que contrarie seu caráter. Em simples palavras, Abel foi o que Caim teve a oportunidade de ser e também serve de exemplo para nós crentes.
Abel é um exemplo da adoração a Deus que manifesta diante dos homens que ele era justo! Abel é um exemplo de fé, que apesar das poucas pessoas (seu pais) que testemunharam de Deus e sobre Sua adoração, o fez corretamente.
Abel é um exemplo de justiça, pois foi morto em função de sua adoração e fé genuína.
Deus te abençoe.
Graça e Paz.