Devocional lição 10/ 2º trim 2017, Quinta-feira – A Palavra do Senhor alimenta.
Mateus 4:4
“ Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus ”
“ Meu querido, por que seu Pai não lhe preparou um banquete depois deste sacrifício? Por qual razão, seu Pai lhe fez passar por essa prova? Queria testar sua fé? ”
“ Vejo que és um Ungido de Deus, que tens poderes extraordinários e que pode realizar qualquer obra. Mata a tua fome, meu irmão! Fica esperando não, resolve logo essa parada! “ Numa interpretação mais atual, essa foi a primeira investida do diabo ao tentar Jesus. Como no Jardim do Edém, ele insinuou sutilmente que Deus não nos ama tanto como imaginamos.
O que o diabo sugeriu a Jesus, era uma coisa perfeitamente normal. Ora, se alguém tem fome, é mais do que lógico, que queria alimentar-se com urgência. O motivo era mais do que normal, o que estava errado era a maneira como resolver o problema. Ao ouvir a resposta de Jesus da primeira investida, o diabo percebeu que Jesus não era apenas um citador de versículos, mas um praticante fiel da Palavra de Deus, então ele o colocou no pináculo do templo, cerca de cento e cinquenta metros acima do vale de Cedrom, e citou o Salmo 91:11-12, em que Deus promete cuidar dos seus. “Se crê nas Escrituras, pule! Vamos ver se o Pai está mesmo cuidando de sua vida!”
Jesus venceu todas as tentações do diabo, porque, não apenas conhecia as Escrituras, mas também as obedecia: “ Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus ”, foi a resposta do Senhor Jesus. Devemos observar com atenção a resposta de Jesus: “TAMBÉM está escrito”. Nunca devemos separar uma passagem do resto das Escrituras; antes, é preciso sempre “[conferir] coisas espirituais com espirituais”. Podemos usar a Bíblia para provar praticamente qualquer coisa, se isolarmos os textos de seu contexto, transformando-os em pretextos. Ao citar o Salmo 91, Satanás havia omitido astutamente as palavras “em todos os teus caminhos”. O filho de Deus, que está dentro da vontade de Deus, desfruta a proteção do Pai.
Marta e Maria, assim como todo ser humano, tinham a mesma necessidade: Alimentar-se da Palavra de Deus. A palavra “alimentar”, tem um significado mais amplo do que apenas “comer”. Alimentar é extrair todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento de um corpo saudável.
Alimentar-se da Palavra de Deus, não é, apenas, “decorar” ou memorizar textos bíblicos. Conhecer versículos bíblicos é UM PASSO importante que nos ajuda a resistir as tentações do diabo, mas é IMPRESCÍNDIVEL obedece-la e aplica-la na sua totalidade em nossas vidas. Apenas o conhecimento das Escrituras não é suficiente para determinar a condição de servos do Deus Altíssimo. O diabo conhece as Escrituras ou partes dela, mas não obedece, e a obediência e a aplicação da Palavra em nossas vidas, nos torna aptos a cumprir a vontade de Deus.
É essencial que cada crente leia todas as Escrituras e estude tudo o que Deus tem a dizer, pois tudo o que se encontra na Bíblia é proveitoso para nossa vida.
Deus te abençoe.
Graça e Paz.