Devocional lição 03/ 3º trim 2017, Segunda-feira – O nome hebraico Elohim, “Deus”, é plural, e isso vislumbra a Trindade.
Gênesis 1:1
“No princípio, criou Deus os céus e a terra”
O fato de Deus ter criado todas as coisas, indica que Ele tinha em mente um magnifico propósito. O que estava acontecendo antes de Deus criar o Universo com sua palavra? Deus é eterno. Ele não tem começo nem fim. Assim, é totalmente auto-suficiente, não precisa de nada além dele mesmo para existir e agir. Deus não precisa de nada, nem do Universo material e nem da raça humana, e, no entanto, criou os dois.
Sendo criaturas ligadas ao tempo, nós podemos facilmente nos concentrar nas coisas passageiras ao nosso redor. No entanto, é difícil, para não dizer impossível, imaginar aquilo que é eterno. Contemplar a natureza e o caráter do Deus Trino que sempre foi, que é, e que sempre será, daquele que nunca muda, é uma tarefa grande demais para nós. Deus é Deus, da forma como entendemos essa palavra, então ele é eterno e não precisa de nada; ele é onisciente, onipotente e onipresente. O nosso Deus é eterno e não tem começo. Ele é infinito e não possui qualquer limitação de tempo ou espaço. Ele é perfeito e não tem como “melhorar”; por ser imutável, não tem como sofrer qualquer alteração.
Esta semana o tema é a Trindade. A expressão “Trindade” não é uma expressão bíblica, nem usamos linguagem bíblica quando definimos o que ela expressa como sendo a doutrina de que há um só Deus verdadeiro, mas que na unidade da Divindade existem três Pessoas co-eternas e co-iguais, iguais em substância, mas distintas em subsistência. Portanto, TRINDADE é o termo usado, no cristianismo, para definir a manifestação e ação de DEUS através de três pessoas distintas. TRINDADE é, por isso, a tríplice maneira de DEUS se revelar.
A doutrina da Trindade, é uma doutrina genuinamente bíblica. Na verdade, a doutrina da Trindade é, simplesmente, uma doutrina revelada. Isto é, incorpora uma verdade que nunca foi descoberta pelo raciocínio humano e que não pode ser descoberta, desta forma. Por muito que busque, o homem nunca foi capaz de esquadrinhar, por si mesmo, as cosias profundas de Deus. Por isso, o pensamento étnico nunca atingiu uma concepção trinitariana de Deus, nem mesmo nenhuma religião étnica apresenta, em sua representação do Ser Divino, qualquer analogia com a doutrina da Trindade.
Não há necessidade de fazermos muito esforço pessoal, para descobrirmos na BÍBLIA SAGRADA que DEUS existe, se manifesta e age de modo tríplice. O modo tríplice de DEUS se manifestar e agir, acontece através das três pessoas da DIVINA TRINDADE: A PESSOA DIVINA DO PAI; A PESSOA DIVINA DO FILHO; e A PESSOA DIVINA DO ESPÍRITO SANTO. Deus é Único em natureza, mas é Tríplice em atividade. Cada pessoa da Triunidade tem sua maneira distinta de agir apesar de terem os mesmos atributos divinos. Vamos entender melhor.
De Deus Pai, e somente DEle, no que concerne à SALVAÇÃO ETERNA, parte a iniciativa de SALVAR ETERNAMENTE o ser humano; De Deus Filho, e somente DEle, no que concerne à SALVAÇÃO ETERNA, vem a REDENÇÃO; e do Deus Espírito Santo, e somente DEle, no que concerne à SALVAÇÃO ETERNA, vem a CONVERSÃO GENUÍNA e a SANTIFICAÇÃO.
Deus te abençoe.
Graça e Paz.