Devocional lição 03/ 3º trim 2017, Sábado – O nome “Deus” ou “SENHOR” se aplica ao Deus Trino e Uno.
Deuteronômio 6:4
“Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR”
A confissão de fé judaica ortodoxa é chamada de Shema, termo hebraico que significa “ouvir”. Essa confissão ainda é recitada todas as manhãs e no final de cada dia por judeus devotos em todo o mundo, declarando “Javé, Elohim, Javé é o único Senhor”. Essa confissão é tão importante que os meninos judeus em lares ortodoxos devem aprendê-la assim que começam a falar. As nações ao redor de Israel adoravam a vários deuses e deusas, mas Israel declarava a todos que há somente um verdadeiro Deus vivo, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. E essa confissão de fé é ratificada pelo cristianismo.
Existem muitas ideias extra-bíblicas a respeito de Deus. Algumas estão fundamentadas em “verdades” exageradas, outras são deficientes, pervertidas e outras torcidas. Particularmente, eu não me ocupo em conhecer profundamente tais ideias, pois descrever Deus se torna mais fácil quando compreendemos o que Ele é. Mas falaremos superficialmente acerca de algumas destas ideias subvertidas.
Os agnósticos dizem que a mente finita (humana) não pode alcançar o que é infinito, concordo em parte, de fato não é o homem que, com sua mente finita, tem descoberto as coisas inerente a Deus, mas o próprio Deus tem se revelado ao homem.
Os politeístas estão fundamentados na ideia que é impossível para um único Deus reger todo o universo, sendo assim, para cada área da criação existem um “deus” governando. E foi com o propósito de se revelar ao homem como o ÚNICO DEUS VERDADEIRO, que YHWH convidou a Abrão separar-se da cultura pagã do seu povo.
A filosofia panteísta identifica Deus com toda a criação. O universo é Deus, as arvores são Deus, as pedras são Deus, os rios são Deus, terra, répteis e homens tudo é Deus. O homem quando perde de vista a Deus e o expulsa do seu coração, tenta desesperadamente preencher o vazio que agora existe, e qualquer crença ou filosofia torna-se objeto de culto. E para preencher o lugar Deus a crença ou fé deve ser tão grande quanto Deus.
Da filosofia materialista nem vou fazer menção de tão absurda que é. As evidencias de uma inteligência e poder superior refutam facilmente esta filosofia cega.
A filosofia ateísta consiste na negação absoluta da ideia de Deus. Ora, se são eles que se opõem às convicções mais profundas e mais fundamentadas da raça humana, a responsabilidade de provar a não existência de Deus recai sobre eles, e enquanto não puderem provar com evidências irrefutáveis a não existência de Deus, não podem dizer-se ateus. Provar a não existência de Deus é uma coisa impossível, pois para qualquer lado que se olhe, vemos provas incontestáveis da existência de Deus, por outro lado qualquer filosofia, por maior e mais profunda que seja, não pode atestar a sua não existência.
Qualquer pessoa ou grupo de pessoas, que tenham a miserável intenção de provar a não existência de Deus, primeiramente devem analisar e conhecer todos os elementos do universo, em seguida devem investigar e saber como funciona todas as forças mecânicas, elétricas, biológicas mentais e espirituais, devem ter o conhecimento de todos os seres vivos e compreende-los minuciosa e totalmente, essa pessoa ou grupo de pessoas devem estar em todos os pontos de todo o universo criado em um só tempo, para assim poderem afirmar que Deus não estava em nenhum ponto. Enfim, essa pessoa ou grupo de pessoas devem ser onipotentes, onipresentes, oniscientes e eternas.
Compreender a Deus em sua plenitude é tão difícil quanto encerrar o oceano em um copo, mas Deus te revelado a Si mesmo o suficiente para esgotar nossa capacidade
Deus te abençoe.
Graça e Paz.