"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 02 / 4º Trim 2017, Quinta-Feira – A orientação de Jesus e o preparo da Páscoa.

Imagem relacionadaMateus 26: 17-18
E, no primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, chegaram os discípulos junto de Jesus, dizendo: Onde queres que preparemos a comida da Páscoa? E ele disse: Ide à cidade a um certo homem e dizei-lhe: O Mestre diz: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a Páscoa com os meus discípulos

Era necessário comprar e preparar os elementos do jantar de Páscoa. Também era preciso encontrar um lugar na cidade abarrotada de Jerusalém em que pudessem realizar a comemoração. Jesus enviou Pedro e João para cuidar dos preparativos. Deveriam seguir um homem que estivesse carregando um cântaro de água e que lhes mostraria um cenáculo espaçoso. Pedro e João tiveram de providenciar pães, ervas amargas e vinho para a festa. Também tiveram de encontrar um cordeiro perfeito e de sacrificá-lo no pátio do templo, colocando o sangue no altar. 

“O pão é sem fermento! O cordeiro deve ter um ano e sem máculas! Não se esqueçam das ervas amargas! ” Como judeus praticantes de sua religiosidade, Jesus não se preocupou em advertir os discípulos com estas palavras. Todos eles deveriam conhecer minuciosamente esses detalhes. Um ritual secular de sacrifício pascal era praticado pelos judeus, sendo assim seus discípulos sabiam perfeitamente o que fazer, só precisavam saber onde fazer.

O ritual prescrevia que o cordeiro deveria ser separado do rebanho quatro dias antes da Ceia da Páscoa e ser imolado duas horas antes da Ceia. Jesus fez exatamente como prescrevia a cerimonia, mandando seus discípulos escolherem e separarem o cordeiro na segunda-feira daquela fatídica semana.

Parece haver uma discrepância entre os evangelhos. Mateus, Marcos e Lucas falam claramente que Jesus e seus discípulos comeram a Ceia na noite do dia 14 de Nisã, entretanto, João diz que quando Jesus foi apresentado ao Pretório, os lideres judeus de Jerusalém ainda não tinha celebrado a Ceia da Páscoa. Não há erros nos relatos nem divergência nas informações, o que ocorreu foi que, já no tempo de Jesus, havia uma divisão no meio judeu sobre a contagem dos dias. Fariseus, judeus da Galiléia e do distrito do norte de Israel, contavam seus dias a partir de um nascer do sol até o outro, por outro lado os saduceus, o povo de Jerusalém e circunvizinhos, contavam seus dias a partir de um pôr-do-sol até o outro. Jesus celebrou a Ceia com seus discípulos na noite da Quinta-feira, pois Ele e todos seus discípulos eram galileus, com exceção de Judas, por isso estavam um dia adiantados. Sendo assim, os quatro evangelhos estão em plena e total coerência.

Esta explicação é viável e aceitável, pois do contrário, como seria possível imolar tantos sacrifícios no templo, no espaço de duas horas? Vale lembrar que registros históricos do tempo de Jesus indicam que nada mais, nada menos do que 250mil cordeiros eram imolados naquele dia. Jerusalém estava abarrotada de gente, todas com o objetivo de celebrar a Páscoa. Segundo estudos e cálculos estimados, seriam necessários, aproximadamente, seiscentos sacerdotes, imolando quatro cordeiros por minuto, se tivessem que realizar isso numa só noite.

Tudo estava seguindo o seu curso. O nosso Cordeiro Pascal foi separado quatro dias antes do sacrifício. O Pai já o tinha separado antes da fundação do mundo, e agora punha em execução todo Seu plano para redenção da humanidade.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Fonte: Comentário Bíblico Beacon
Comentário Bíblico W.W.Wiersbe

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.