Devocional lição 05 / 4º Trim 2017, Sexta-feira – Fomos justificados mediante a obra salvífica de Cristo.
Romanos 3: 24
“Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus”
Dissimuladamente existe em cada um de nós, mesmo que seja imperceptível, um sentimento hipócrita. Sim, existe sim! Às vezes o nosso senso de justiça nos leva a condenar, imediatamente, o ato de algum irmão, por mínimo que seja, ignorando que estamos na mesma condição que ele.
O que Paulo afirma no versículo 23, “todos pecaram”, não é a opinião dele em relação a humanidade, mas uma verdade declarada por Deus.
Quando o Santo Deus determinou que a morte é a única recompensa que o pecado traz, Ele não estava intencionado a matar toda a humanidade, porém, Ele está afirmando que a única forma de se livrar da culpa do pecado, é morrendo. Claro que existem pessoas que não se julgam pecadoras e morrerão em seus pecados, mas quando reconhecemos nossos pecados e os confessamos diante da cruz de Cristo, estamos, com este ato sincero, declarando a nossa morte para o pecado, ou seja, se estamos mortos para o mundo, então o pecado não pode exercer nenhuma influência sobre nós.
Entender as Escrituras, Israel entendia totalmente, entretanto, eles não aceitavam que a misericórdia de Deus podia alcançar os gentios. Se eles eram o povo peculiar de Deus, então, segundo exigiam de Deus, todas as bênçãos eram exclusivamente para eles. Do ponto de vista dos judeus, nenhum outro povo poderia obter a misericórdia de Deus, por isso, os líderes religiosos do tempo de Jesus, se irritaram com Ele. Era inaceitável, dentro do conceito judeu, um judeu se misturar com pecador, bem como, na ótica paternal de um judeu, era inadmissível, que Deus, o Pai, usasse de benevolência com outro, senão, exclusivamente com o filho, no caso, os judeus.
A lei dada aos judeus não era e nem nunca foi uma condição para salvação, mas um meio para entenderem que precisavam ser salvos também. E o que causa espanto nos dias de hoje, é ver que muitos cristãos, estão procedendo como Israel no passado, estão usando os sacramentos da igreja e os costumes e tradições como condição para serem salvos. Diante desta situação uma pergunta se faz: Não entenderam a Palavra de Deus ou não foram ensinados adequadamente?
Mesmo que a salvação seja gratuita, o seu custo foi altíssimo. Para obtermos gratuitamente a salvação, o Filho entregou-se numa cruz por nós. Sofreu humilhação, desprezo e dor para nos conceder vida. Quero reforçar um ensino aqui: não há em mim, não há em você e não há em nenhum filho de homem, qualquer coisa que possa despertar em Deus seus atributos. Deus nos amou apesar do que seríamos. Ele transformou esse amor em misericórdia e graça apesar do que ainda somos.
Ora, se não existe em nós nada para motivar Deus a nos conceder salvação, como alcançá-la? Ah, meus queridos! O próprio Deus proveu para Si um meio para que isso pudesse acontecer. Isso é obra da graça e Deus.
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Muito bommm