A ascendência de Nadabe e Abiú
Êxodo 6: 23
“E Arão tomou por mulher a Eliseba, filha de Aminadabe, irmã de Naassom; e ela gerou-lhe a Nadabe, e Abiú, e Eleazar, e Itamar.”
O ensino rigoroso e persistente das doutrinas divinas é algo que o Senhor exige que o seu povo, independente se da Antiga Aliança ou se da Nova Aliança, transmita aos que forem sucedendo na genealogia familiar. A instrução “religiosa” dos filhos é uma obrigação que Deus designou exclusivamente aos pais. A igreja, bem como os professores da EBD, são apenas reforços, nossa função é fazer com que os alunos assimilem adequadamente a teologia bíblica. Porém, o que temos visto ultimamente, e com muita frequência, são filhos evangelizando os pais, pois, estes, os pais, estão agindo displicentemente com a verdade, de maneira que estão conduzindo aqueles, os filhos, ao abismo espiritual.
Por não sabermos interpretar sapientemente a Palavra de Deus, às vezes tomamos textos fora do contexto e ficamos à espera de um milagre que, possivelmente, Deus realizará. Milagre que, por vezes, nunca virá, pois interpretamos equivocadamente a Palavra de Deus, colocamos nossa fé em algo que o Senhor nunca disse em sua Palavra.
As promessas feitas a Abraão, estavam, indiscutivelmente, estendidas sobre sua descendência, porém, quando examinamos a genealogia das tribos de Israel, verificamos facilmente que nem todos os descendentes de Abraão tiveram um currículo exemplar ou que deveria ser imitado. E, se há algo que intriga demasiadamente o homem, é o fato de Deus suscitar das pessoas mais desprezíveis da sociedade, homens e mulheres que serão, piamente, obedientes e submissos a Sua voz.
Tanto as bênçãos como as maldições pronunciadas pelos patriarcas eram de caráter condicional. Tanto uma como a outra, alcançariam somente os que estivessem vivendo de forma coerente ao que se referia a benção ou a maldição. Se vivesse de forma coerente às bênçãos receberia bênçãos, mas caso contrário, outra coisa não lhe sobreviria que não fosse a maldição. Da mesma forma era com as maldições pronunciadas. Levi foi amaldiçoado por Jacó, porém sua descendência preferiu andar num caminho diferente do dele, e, consequentemente, foram separados por Deus para exercerem o trabalho no Tabernáculo. A maldição que estava sobre Levi, foi anulada por Deus e transformada em benção sobre seus filhos, netos, bisnetos e assim sucessivamente.
Por mais que Arão tenha ensinado seus filhos, quanto a andarem em temor diante de YHWH; por mais que lhes tenha instruído a respeito da fé, obediência e submissão ao Senhor; por mais que tenham recebido os devidos ensinamentos sobre os ofícios da casta sacerdotal, mesmo assim, dois deles, deliberadamente, escolheram desobedecer. Este episódio deixa claro que a filosofia, de que o homem é um produto do meio, está indiscutivelmente errada.
Um casal por mais fervoroso que seja na fé, não pode, jamais, julgar que seus filhos os imitarão na fé sem o devido ensinamento.
Deus te abençoe.
Graça e Paz.