A fabricação das lâmpadas.
Êxodo 25: 37-40
“Também lhe farás sete lâmpadas, as quais se acenderão para alumiar defronte dele. Os seus espevitadores e os seus apagadores serão de ouro puro. De um talento de ouro puro os farás, com todos estes utensílios. Atenta, pois, que o faças conforme o seu modelo, que te foi mostrado no monte.”
O candelabro era feito de cerca de trinta e oito quilos de ouro batido, mas suas medidas não são apresentadas. Sem dúvida, era uma bela obra de arte com seis hastes decoradas com cálices em forma de amêndoas e ornado com flores. As seis hastes e o pedestal central totalizavam sete lâmpadas a óleo, mantidas acesas continuamente. Uma vez que não era possível deixar entrar a luz natural externa, o candelabro de ouro era a única fonte de luz no Lugar Santo. Sem ele, os sacerdotes não poderiam realizar seus vários ministérios. Deus quer que ofereçamos a ele adoração inteligente e não ignorante e, para isso, precisamos da luz da Palavra de Deus para nos guiar.
Arão e seus filhos deviam preparar as lâmpadas cada vez que oferecessem incenso no altar de ouro. As luzes das sete lâmpadas do candelabro eram mantidas acesas com azeite preparado especialmente para esse fim. Assim como o povo trazia a flor da farinha para que fossem assados os pães, também trazia azeite puro para manter acesas as luzes do candelabro. De acordo com Zacarias 4:1-4, esse óleo simboliza o Espírito de Deus, e sem o poder do Espírito não podemos glorificar a Cristo nem dar testemunho eficaz de Jesus. “Sem mim”, disse Jesus, “nada podeis fazer” (Jo 15:5).
Também chamada de Menorá, o candelabro de sete braços, continuamente tinha as suas lâmpadas alimentadas com o mais puro azeite para que não se apagassem e deixassem de emitir a sua luz. Sua função era iluminar o local, de modo que o sacerdote pudesse oficiar sem nenhuma dificuldade visual. Embora essa seja a interpretação racional, não podemos nos prender somente a ela. A luz do candelabro no tabernáculo, representa também o conhecimento de Deus, isto é, o sacerdote para realizar seu ofício dependia da luz em dois sentidos – como fonte de iluminação para o ambiente e como o conhecimento e direção de Deus para realizar as tarefas como Ele queria.
O candelabro é uma figura de Jesus Cristo. Uma peça sem emendas e de ouro puro batido, indica a deidade de Cristo – Jesus Cristo Deus. Não obstante a existência das três pessoas divinas – Deus, o Pai; Jesus, o Filho; e o Espírito Santo, eles são um só ser. A ausência de qualquer outro elemento na composição do candelabro, a não ser o ouro, aponta para a divindade de Cristo.
O candelabro sendo feito de ouro puro representa a verdade que o cristão vive num mundo em trevas, mas por estar em Cristo, a glória de Deus está neles e podem andar nesta Luz como Ele na luz está. Enquanto Cristo estava no mundo Ele era a luz do mundo e Ele continua sendo a Luz que o mundo precisa enxergar. Todavia, o candelabro está vedado ao mundo, então, neste caso, o candelabro não representa Cristo como a Luz do mundo, mas ensina que Ele está ministrando no céu em prol do cristão para que o crente tenha comunhão com Deus enquanto está no mundo sendo a luz para mundo.
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Comentário Bíblico Antigo Testamento – W. W. Wiersbe
– https://www.palavraprudente.com.br