Ensinos de demônios
1 Timóteo 4:1
“Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios”.
Satanás engana as pessoas oferecendo uma imitação inteligente de algo real. Os falsos mestres (que sempre estiveram infiltrados na igreja) ditam regras severas que sutilmente contrariam as doutrinas bíblicas. Falso ensino não é uma coisa que se opõe abertamente contra a verdade, muito pelo contrário, o falso ensino quer caminhar junto com a verdade. Os falsos mestres parecem autodisciplinados e justos. Não devemos ficar indevidamente impressionados com o estilo ou com as credenciais de um ensinador; devemos observar os ensinamentos que ele transmite a respeito de Jesus Cristo. Suas conclusões a respeito do Senhor mostram a fonte de sua mensagem.
Tenho dito, com certa frequência, que Satanás está muito satisfeito com algumas igrejas. São igrejas que não tem nenhum vínculo com o Evangelho de Cristo. Estão mais preocupadas com atividades do que com espiritualidade. O bem-estar e a satisfação pessoal é o que prevalece. São igrejas que acolhem o pecador sem ensinar que eles precisam abandonar a vida de pecado e se santificar ao Senhor. São igrejas que preferem ver o pecador (incorrigível) “pulando” e cantando dentro dela do que no mundo. Mas, qual a diferença? Em qualquer situação o destino do pecador é o mesmo.
Estamos vivendo tempos em que a espiritualidade dos crentes é tão superficial que, às vezes, chego a pensar que estou perdendo meu tempo esforçando-me no viver santo. Aliás, Asafe, o salmista, escreveu sobre idêntica situação que viveu – “Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos”. É muita gente dentro das igrejas vivendo com incredulidade, afastadas de Deus, mas, que pensam que ainda são verdadeiros crentes, mas sua indiferença para com as exigências de Cristo e do Espírito Santo e para com as advertências das Escrituras indicam o contrário.
Muitos crentes estão se desviando da fé porque deixaram de amar a verdade e de resistir às tendências pecaminosas dos últimos dias – “Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados”. Por isso, o evangelho liberal dos ministros e educadores modernistas encontram pouca resistência em muitas igrejas. A popularidade dos ensinos antibíblicos vem sobretudo pela ação de Satanás, conduzindo suas hostes numa oposição cerrada à obra de Deus.
Quando falamos de ensinos de demônios, não estamos dizendo que é um ensino acerca de demônios, mas falsos ensinos que se originam neles. Submeter-se a esses ensinos é o mesmo que ouvir mentiras provenientes da esfera demoníaca.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo MacArthur