A Bíblia norteia os nossos valores.
Hebreus 4:12
“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”
Embora, por um lado, a Palavra de Deus seja consolo, encorajamento e alimento para aqueles que creem, por outro ela é um instrumento de juízo e execução para aqueles que não se comprometem com Jesus Cristo. Assim como no tempo em que a carta aos hebreus foi escrita, onde os hebreus somente pareciam pertencer a Cristo, do mesmo modo, hoje nas igrejas há muitas pessoas com uma excelente aparência de piedade. O problema é quando intelectualmente, ficamos, em parte, persuadidos, mas, no fundo do nosso íntimo, não estamos comprometidos nem com a Palavra de Deus e, muito menos, com Jesus.
A Palavra de Deus expõe de forma muito clara a nossa espiritualidade superficial e até as nossas falsas intenções. Dividir alma e espírito não fala explicitamente de dividir (separar) os dois elementos/substancias que compõe a parte imaterial do corpo humano. Esses termos não descrevem duas entidades separadas (assim como “pensamentos e propósitos”), mas são usados como se alguém dissesse “coração e alma” para expressar plenitude.
A divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas (não significa que a divisão da alma do espírito ou juntas de medula, mas sim que a Palavra de Deus penetra a alma e o espírito, proclamando adequadamente que o que o homem deve ser e só pode ser encontrado em Cristo, pois só Ele pode discernir os pensamentos e intenções do coração – “Mas ele, conhecendo bem os seus pensamentos, disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te e fica em pé no meio. E, levantando-se ele, ficou em pé.”
Segundo o que escreveu, o Pr. Antônio Gilberto, a Palavra de Deus tem poder para realizar/operar em nós o seguinte: “A Palavra de Deus realiza, efetua a geração do crente – “Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre”; ela realiza, efetua o novo nascimento do crente – “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus”; ela realiza, efetua o crescimento do crente – “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo”; e, por fim, ela realiza, efetua o amadurecimento do crente – “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.”
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo MacArthur.
– Bíblia com Comentários de Antônio Gilberto.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.