"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O Espírito Santo nos santifica.

2 Tessalonicenses 2:13
 “Mas devemos sempre dar graças a Deus, por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito e fé da verdade”.

0 propósito de Satanás na oposição a Deus e a seus padrões de justiça é uma realidade presente e contínua. Paulo chama a atenção dos crentes de Tessalônica para vigiarem atentamente sobre as ‘coisas’ que acontecem dentro das igrejas, na hora dos cultos, pois, poder, e sinais, e prodígios não são necessariamente evidências de atos divinos. Satanás tem poder para realizar atos sobrenaturais enganadores. Devemos avaliar a origem do ato e o conteúdo da mensagem pregada para evitar o engano.

Satanás tem trabalhado incansável e incessantemente para que suas atividades resultem em engano em larga escala do mundo incrédulo. Paulo destaca que neste processo, primeiro os incrédulos rejeitam a verdade, que os salvaria e, consecutivamente, Deus lhes enviará essa operação do erro após virarem as costas para Ele.

Paulo ensinava constantemente que a salvação começa e termina com Deus. Não podemos fazer nada para sermos salvos por nossos próprios méritos — devemos aceitar o presente de Deus, que é a salvação, Não somos salvos porque mereçamos, mas porque Deus é bondoso e graciosamente nos oferece a salvação. Não podemos influenciar sua decisão de nos salvar; Ele nos salva de acordo com o Seu plano. Portanto, não existe nenhuma maneira de recebermos crédito pela nossa salvação ou de nos orgulharmos dela. Esse plano se originou da mente atemporal de Deus, muito antes de existirmos. E difícil compreender como Deus poderia nos aceitar, mas, por causa de Cristo, tornamo-nos salvos e irrepreensíveis aos olhos divinos.

Não há nenhum outro caminho para recebermos o perdão dos pecados. Paulo está encorajando os crentes tessalonicenses lembrando-os de que foram escolhidos por Deus desde o princípio. A santificação é o processo de crescimento cristão através do qual o Espírito Santo nos torna semelhantes a Cristo.

Paulo discorre sobre as características da salvação, observando serem os cristãos “amados pelo Senhor”, escolhidos para a salvação desde a fundação do mundo, separados do pecado pelo Espírito e chamados para a glória eterna, ou seja, o compartilhamento da genuína “glória de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências;
– Bíblia de Estudo Holman.
– Bíblia com comentários do Pr. Antônio Gilberto.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

2 comentários sobre “O Espírito Santo nos santifica.

  • Elisângela de Souza Coelho Teixeira

    Graciosa graça, presente imerecido.
    Fui alcançada pela graça e caminho com a ajuda do Espírito Santo em um processo progressivo de santificação diária.
    Deus é fiel e maravilhoso conosco.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.