Atalaias são vigias colocados sobre muros e/ou torres da cidade.
2 Reis 9:17
“E o atalaia estava na torre de Jezreel, e viu a tropa de Jeú, que vinha, e disse: Vejo uma tropa. Então, disse Jorão: Toma um cavaleiro e envia-lho ao encontro; e diga: Há paz?”
O título hebraico para atalaia/sentinela descreve a função do homem cujo dever supremo era vigiar e guardar. A palavra “sentinelas” ao invés de “guardas” descreveria melhor os soldados que vigiavam Pedro – “Achamos realmente o cárcere fechado, com toda a segurança, e os guardas, que estavam fora, diante das portas; mas, quando abrimos, ninguém achamos dentro”, bem como os oficiais que guardavam a vida Joás – “E deu-lhes ordem, dizendo: Esta é a obra que vós haveis de fazer: uma terça parte de vós, que entra no sábado, fará a guarda da casa do rei”, homens destacados para guardar e manter as portas.
Abner e seus homens estavam cumprindo o dever de sentinelas protegendo o rei Saul, mas dormiram no momento em que Davi furtivamente levou a lança e a bilha de água de Saul – “Vieram, pois, Davi e Abisai de noite ao povo, e eis que Saul estava deitado, dormindo dentro do lugar dos carros, e a sua lança estava pregada na terra à sua cabeceira; e Abner e o povo estavam deitados ao redor dele”. Da mesma forma, os soldados que guardavam o sepulcro do Senhor Jesus Cristo estavam trabalhando como sentinelas.
Bíblica e especificamente no livro de Ezequiel, o atalaia/sentinela não deve ser visto meramente como um guarda, mas, muito mais importante do que apenas vigiar, ele deve dar o aviso de qualquer evento fora do comum que esteja acontecendo. A função do atalaia não se limita exclusivamente de avisar sobre os perigos, mas sobre qualquer situação que estiver fora do contexto daquilo que se espera – “Disse mais a sentinela: Vejo o correr do primeiro, que parece ser o correr de Aimaás, filho de Zadoque. Então, disse o rei: Este é homem de bem e virá com boas novas”.
Ezequiel foi ‘consagrado’ para ser um atalaia para o povo de Deus. O teor de suas mensagens serve como despertamento acerca da condenação dos homens perversos, das nações pecadoras, mas também trazem uma mensagem de esperança para os fiéis. Após a queda de Jerusalém, Ezequiel transmitiu ao povo de Deus mensagens de esperança e de uma futura restauração. O Senhor é santo, mas Jerusalém e o Templo haviam se contaminado. Ezequiel narrou um retrato vívido da santidade inalterável de Deus. Nós também, ao enfrentarmos nossas lutas diárias, devemos ter a visão da glória de Deus, um senso renovado de sua grandeza.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Dicionário Bíblico Wycliffe.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.