Os atalaias deviam se reportar ao rei sobre qualquer suspeita de perigo.
2 Reis 9:20
“E o atalaia o fez saber, dizendo: Também este chegou a eles, porém não volta; e o andar parece como o andar de Jeú, filho de Ninsi, porque anda furiosamente.”
Atalaia no sentido bíblico é alguém que fica acordado, alerta, com total atenção, para evitar que por negligência ou indolência algumas calamidades destrutivas atinjam a própria vida ou a de outra pessoa – “Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir”, ou ainda para evitar que alguém negue ou abandone a Cristo – “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” ou caia em pecado – “Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios”.
Neste caso, então, cada crente é o atalaia da própria vida, sendo ele mesmo responsável pelas calamidades que porventura vierem sobre ele. Não estamos dizendo que todos os obstáculos ou dificuldades que enfrentamos em nossa jornada são decorrentes de descuido ou falta de vigilância, mas que os empecilhos que surgirem em nosso caminho só nos atingirão se estivermos desatentos aos perigos (que não são poucos) que nos rondam.
A vigilância não consiste em, apenas, identificar os problemas e, ou, dificuldades que enfrentamos a cada dia. A vigilância, além da identificação, consiste, também, em discernir o tipo de dificuldade e como lidar como ela. Por exemplo: quem dirige tem que estar vigilante em todo tempo com tudo o que está ao seu redor – pedestre; ciclista; carros que estão à frente; carros que estão atrás; carros que trafegam no sentido contrário; o funcionamento do próprio veículo que se dirige; enfim, quem dirige tem que estar com total atenção voltada para aquilo que está fazendo.
Espiritualmente, sabemos que o nosso inimigo é Satanás. Ele jamais estará satisfeito com a nossa condição de discípulos de Jesus Cristo e, por isso, continuamente estará colocando obstáculos/dificuldades em nosso caminho. Satanás nem sempre faz o “serviço sujo”, ele, geralmente, usa alguém para esse fim. Evidentemente que não queremos inocenta-lo das suas ardilosas artimanhas, mas, sem a menor sombra de dúvida, ele prefere usar uma pessoa como instrumento do que “pôr as próprias mãos”.
O crente não deve vigiar somente o que o diabo pode fazer, devemos estar cintes que tem muitos irmãos dentro das igrejas que, inconsciente e involuntariamente, cedem espaço para Satanás e se tornam instrumento nas mãos dele. Quando estamos em vigilância, imediatamente discernimos quando o comportamento de um irmão não é uma característica própria dele mesmo e, embora, culpemos o irmão pelo mau comportamento sabemos que seu ato tem influência diabólica. Sendo assim, o mau comportamento do irmão não é porque ele tem alguma coisa contra nós, porém, Satanás o usou para nos induzir a esse pensamento.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
Um comentário sobre “Os atalaias deviam se reportar ao rei sobre qualquer suspeita de perigo.”