"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Atalaias são profetas que anunciam as Boas-Novas

Isaías 52:7-8
 “Quão suaves são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina! Eis a voz dos teus atalaias! Eles alçam a voz, juntamente exultam, porque olho a olho verão, quando o Senhor voltar a Sião”.

No contexto bíblico da história de Israel, Jerusalém era a cidade santa de Deus, a cidade onde estava o templo de Deus. Mas o povo de Judá estava enfrentando a ruina, e não a prosperidade: a destruição, e não a liberdade. Por causa dos seus pecados, o povo sofria. Mas Deus, através dos atalaias/profetas, prometeu reconstruir Jerusalém como uma cidade santa, uma cidade onde os pecadores não teriam permissão para entrar. A Palavra de Deus diz que os pés daqueles que anunciam as Boas Novas são “suaves” no sentido de que é um grande privilégio poder partilhar com os nossos semelhantes as Boas Novas de Deus — as suas novas de redenção, salvação e paz.

Deus elegeu Israel para ser o atalaia no mundo antigo, porém, Israel não entendeu qual a mensagem que deveria ser anunciada. Israel deveria testemunhar entre as nações pagãs que YAHWEH era o único Deus. O propósito era que, ouvindo as nações a respeito de Deus, se convertessem a Ele, entretanto, Israel foi quem virou as costas ao Senhor. Na Nova Aliança, a igreja é o atalaia no mundo. A mensagem que ela deve pregar é de que Jesus Cristo é o único caminho que conduz o homem a Deus a fim de obter a salvação eterna, além de enfatizar que o tempo do fim está próximo. Evidentemente que não estamos eximindo os crentes, de forma individual, de realizarem o papel de ‘atalaias’ no mundo.

Estamos vivendo tempos difíceis – “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos; porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te”.  São dias trabalhosos dentro da igreja, não estamos falando da situação que o mundo está vivendo.

A igreja local (salvo raríssimas exceções) há muito tempo já não exerce seu papel de atalaia no mundo, muito pelo contrário, ela quer se mostrar acolhedora sendo conivente com o sistema dele. Estas igrejas tornaram-se em centros de entretenimentos religiosos cativando as pessoas com suas fervorosas atividades a se associarem a elas. Os membros nestas igrejas são chamados de colaboradores, pois, dizimistas são crentes que tem compromisso e responsabilidade com a obra de Deus.

Todavia, Jesus, nas cartas que escreveu às igrejas da Ásia (Apocalipse), deixou bem explicito que está atento a tudo. Nada escapa do Seu olhar. Ele sabe a obra que cada igreja está realizando e, no tempo devido, tratará com cada uma.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.