Os atalaias anunciam advertências e juízos.
Jeremias 6:17
“Também pus atalaias sobre vós, dizendo: Estai atentos à voz da buzina; mas dizem: Não escutaremos”.
Atalaia no texto bíblico acima tem aplicação como profeta. Neste sentido, o Senhor está dizendo que levantou profetas para advertir o povo das consequências de seus pecados. Porém o povo se recusou a ouvir. O profeta não era simplesmente um líder religioso, mas alguém possuído pelo Espírito de Deus – “Veio sobre mim a mão do Senhor; e o Senhor me levou em espírito, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale e estavam sequíssimos. E me disse: Filho do homem, poderão viver estes ossos? E eu disse: Senhor Jeová, tu o sabes. Então, me disse: Profetiza sobre estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor.”
O profeta/atalaia era o porta-voz que emitia palavras sob o poder impulsionador do Espírito de Deus. Os profetas falavam (ainda falam), em lugar de Deus, ao povo do concerto (Israel na Antiga Aliança e a Igreja na Nova), baseados naquilo que ouviam, viam e recebiam da parte dEle. No Antigo Testamento, o profeta também era conhecido como “homem de Deus” – “E subiu ela e o deitou sobre a cama do homem de Deus; e fechou sobre ele a porta e saiu”, “servo de Deus” – “E, chegando-se à cova, chamou por Daniel com voz triste; e, falando o rei, disse a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo …”, “atalaia” – “Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás da minha parte”.
O profeta exercendo o papel de atalaia recebia conhecimentos da parte de Deus no tocante às pessoas, aos eventos e à verdade redentora. O propósito primacial de tais conhecimentos era encorajar o povo a permanecer fiel a Deus e ao seu concerto. O Senhor usava os profetas para pronunciarem o seu juízo antes de este ser desferido. Do solo da história sombria de Israel e de Judá, brotaram profecias específicas a respeito do Messias e do reino de Deus, bem como predições sobre os eventos mundiais que ainda estão por ocorrer.
Dentro da perspectiva bíblica, a função do atalaia não consiste em dar o aviso e virar as costas. Ele deve se certificar de que sua mensagem foi ouvida, entendida e compreendida. São pessoas que, na sua maioria, abandonaram suas atividades corriqueiras da vida a fim de viverem exclusivamente para Deus. Devemos protestar intensamente contra a idolatria, a imoralidade e iniquidades cometidas pelo povo. Na Antiga Aliança, os profetas visavam mudanças santas e justas em Israel. Suas investidas eram sempre em favor do reino de Deus e de sua justiça. Lutavam pelo cumprimento da vontade divina, sem levar em conta os riscos pessoais.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal (pág. 1001, extraído e adaptado)
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo NAA