"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O termo “atalaia” se refere à própria torre de observação.

2 Crônicas 20:24
 “Entretanto, chegou Judá à atalaia do deserto; e olharam para a multidão, e eis que eram corpos mortos, que jaziam em terra, e nenhum escapou”.

Embora o termo ‘atalaia’ possa provocar alguma discussões sobre o seu real significado, todavia, independente se está se referindo a alguém, ou a um lugar próprio onde fica o vigia ou a uma elevação numa planície, no sentido bíblico está se referindo a algo ou alguém que está numa posição privilegiada em relação ao que o rodeia, de maneira que possa avistar tudo o que está acontecendo ao redor. Não pode haver nenhum obstáculo no campo de visão do observador. Nada pode interferir no discernimento do que está sendo observado.

Um erro crasso que muitos crentes cometem nos conceitos que eles mesmos estabelecem para si, é o de julgar que igreja não é nada mais, nada menos que o edifico onde se reúnem. Porém, a igreja é a comunidade daqueles que são redimidos de Deus; são os que confiam fielmente em Jesus para sua salvação. A igreja não é um ‘invencionice” humana, mas foi projetada por Deus antes da criação do mundo – “Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja”. O Espírito Santo é o ‘propulsor’ da igreja, visando exaltar a Jesus Cristo como Senhor.

O relacionamento entre os membros de uma igreja deve ser caracterizado pela forma de família de Deus. Nossa identidade, como família de Deus, está fundamentada no que Jesus Cristo é e no que Ele faz. Nenhum outro critério é estabelecido para nos tornarmos membros desta família. Não é nossa etnia; não é nossa posição social; não é nossa cultura; não é nossa nacionalidade, enfim, não é nada do que somos ou do que temos, mas tão somente pela graça e misericórdia de Deus.

Geralmente ouvimos alguns ‘teólogos’ dizerem que há duas igrejas – a visível e a invisível, mas não é bem assim. Na verdade, o que, de fato, há são duas formas de a igreja ser vista – a igreja visível é a igreja local como nós (homens) a vemos, é o templo físico com seus defeitos e falhas; e, a igreja invisível é a igreja universal, que está inserida na igreja local, como Deus a vê do Céu. Compreender essa distinção é imprescindível para o amadurecimento espiritual de todo crente, pois, diante de todo julgamento que fazemos em relação aos nossos irmãos, jamais podemos esquecer que somente Deus é quem conhece os que fazem parte da igreja invisível – “Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade”.

O amor fraternal sincero deve caracterizar os relacionamentos dentro da igreja, ou seja, se, de fato amo meu irmão, vou servir de atalaia para ele e vice-versa.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo NAA.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.