Deus anunciou a chegada do “fim” com mais de cem anos de antecedência.
2 Reis 21:12-14
“Por isso, assim diz o Senhor, Deus de Israel: Eis que hei de trazer tal mal sobre Jerusalém e Judá, que qualquer que ouvir, lhe ficarão retinindo ambas as orelhas. E estenderei sobre Jerusalém o cordel de Samaria e o prumo da casa de Acabe; e limparei Jerusalém, como quem limpa a escudela a limpa e a vira sobre a sua face. E desampararei o resto da minha herança, entregá-los-ei na mão de seus inimigos; e far-se-ão roubo e despojo para todos os seus inimigos”.
Não é a intenção do nosso Deus surpreender as pessoas com um repentino juízo, muito pelo contrário, desde o início Ele tem dado antecipadamente aviso de todas as coisas que estão para acontecer. A dificuldade de alguns crerem nisso está no fato da história, pelo seu desenrolar, nos levar a deduzir que as profecias não acontecerão como pronunciadas. O relacionamento que Deus tem com Seus filhos, é do tipo sincero e aberto, ou seja, Deus não oculta Seus propósitos. Foi assim com Abraão – “E disse o Senhor: Ocultarei eu a Abraão o que faço”; e, tempos mais tarde, Ele reafirmou que – “… fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas”.
Cem anos antes das profecias se cumprirem, o Senhor avisava constantemente seu povo, através dos ‘atalaias’, das coisas que se abateriam sobre Judá. O Senhor tinha medido Jerusalém pelo padrão de Sua palavra e determinado que o destino da Samaria (Israel) também cairia sobre Jerusalém. Do mesmo modo que alguém limpa a comida de um prato, o Senhor limparia Jerusalém da terra, ou seja, Ele eliminá-la-ia e deixá-la-ia de cabeça para baixo, vazia e inútil.
O prumo é um instrumento constituído de corpo pesado com uma alça na base, amarrado a um fio flexível, usado para verificar a verticalidade de um lugar ou o eixo de um sólido. Na edificação ele é usado para dar o padrão enquanto se vai erguendo a parede. Isso serve para evitar possível inclinação para frente ou para trás que, prosseguindo o desnível vertical a parede ruirá. Espiritualmente, o prumo da vida do crente é a Palavra de Deus. É ela que revela se estamos sendo edificados de acordo com o que Deus espera – o padrão de construção (edificação espiritual) é determinado por Ele.
Dizemos constantemente que a história se repete. Muda-se o tempo e os personagens, mas o enredo da história, sem sombra de duvida é o mesmo. Sempre que os líderes judeus se fiavam na política em vez de depender da Palavra profética, tornavam-se cada vez mais condescendentes e confusos. Judá procurou fazer alianças com o Egito e tentou negociar uma saída pacífica, mas o Senhor havia determinado que seu povo devia ser disciplinado, e nenhum poder político prevaleceria sobre a vontade soberana de Deus.
A liderança de Judá entrou em colapso quando os reis se recusaram a ouvir a mensagem do Senhor transmitida pelos profetas, admoestando-os a entregar-se e, assim, salvar a cidade e o templo.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo MacArthur.