Nabucodonosor foi constituído como o azorrague divino para açoitar Jerusalém.
Jeremias 27:6-7
“E, agora, eu entreguei todas estas terras nas mãos de Nabucodonosor, rei da Babilônia, meu servo, e até os animais do campo lhe dei, para que o sirvam. E todas as nações servirão a ele, e a seu filho, e ao filho de seu filho, até que também venha o tempo da sua própria terra, quando muitas nações e grandes reis se servirão dele”.
O Senhor nos assegura em Sua Palavra que não faz nada sem antes proclamar de forma enfática seus propósitos, aliás, os propósitos de Deus já estão determinados. O que vem ao nosso conhecimento através dos atalaias/profetas são os meios que Ele vai usar para cumpri-los. No passado, Deus puniu o povo de Judá do um modo incomum, usando um governante estrangeiro para executar seu castigo. Nabucodonosor não foi designado para proclamar a mensagem de Deus, mas para cumprir a promessa de juízo pelo pecado. Por estar no controle de todos os acontecimentos. Deus usa quem quer. Pode usar pessoas e circunstâncias improváveis para nos corrigir.
Que fique bem esclarecido, para que não haja interpretações equivocadas da Palavra de Deus. Nabucodonosor é chamado servo de Deus, não porque fosse justo, mas porque Deus o usaria com o seu exército para castigar muitas nações, inclusive Judá, nação de Deus, pelos seus pecados. Deus, no entanto, também abateria Babilônia no tempo por Ele determinado. O Senhor mandou Jeremias avisar o povo para se submeterem ao domínio da Babilônia. Se, porém, o povo se rebelasse e lutasse contra Babilônia, Jeremias advertiu do grande sofrimento e derrota que enfrentariam.
A mensagem de Jeremias foi ignorada e desprezada. Ele assistiu rei após rei ignorar suas advertências e conduzir o povo para longe de Deus. Ele viu seus companheiros profetas serem assassinados. Ele próprio foi severamente perseguido e, também, testemunhou a derrota de Judá nas mãos dos caldeus. Jeremias não advertiu o povo e continuou seu caminho, ele, em resposta a tudo o que lhe aconteceu, respondeu a tudo com uma mensagem divina e lágrimas humanas. Ele foi o primeiro a sentir o amor do Deus por seu povo, e a rejeição deste amor por parte dos judeus. Porém mesmo quando se sentiu magoado e pensou em desistir, Jeremias manteve a convicção de que tinha de avançar. Deus o chamou para perseverar. O profeta expressou sentimentos intensos, mas foi capaz de enxergar além e contemplar o Deus que logo executaria a justiça, e posteriormente mostraria a sua misericórdia.
A Nabucodonosor, a seu filho, e ao filho de seu filho foi dado poder sobre todas as nações mencionadas. Seu domínio durou três gerações, incluindo os reis Nabucodonosor, Evil-Merodaque e Belsazar. Bíblia nos deixa notar os caminhos pelos quais Deus operou na vida de Nabucodonosor. Deus lhe permitiu vitórias, mas o rei apenas executava os seus propósitos. Deus estabelece potências e também determina a sua duração. O exílio não se encerraria rapidamente como alguns falsos profetas tinham prometido.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Holman.
– Bíblia de Estudo MacArthur.
Excelente estudo meu irmão, agradeço a Deus por colocar pessoas dedicadas e compromissadas com a verdade para nos auxiliar na Obra. estou ministrando aulas na EBD e vi que seu estudo vai me ajudar! muito obrigado viu!
Deus te recompense!
Dc, Rosemberg Lima/ ministério Igreja Batista El betel – Fortaleza-ce
Graça e Paz meu amado irmão.
“De graça recebeste, de graça dai”, maldito homem seria eu se não compartilhasse com o povo de Deus aquilo que Ele me concedeu gratuitamente.
Deus te abençoe, meu querido.