A corrupção nos vários segmentos da sociedade era parte das abominações.
Habacuque 1:2-4
“Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritarei: Violência! E não salvarás? Por que razão me fazes ver a iniquidade e ver a vexação? Porque a destruição e a violência estão diante de mim; há também quem suscite a contenda e o litígio. Por esta causa, a lei se afrouxa, e a sentença nunca sai; porque o ímpio cerca o justo, e sai o juízo pervertido”.
Habacuque viveu em Judá durante o reinado de Jeoaquim. Ele profetizou no período entre a queda de Nínive em 612 a.C. e a invasão babilônica de Judá em 588 a.C. Devido à desordem da Assíria, a Babilônia tornava-se a maior potência mundial. O que temos neste livro é um diálogo do profeta com Deus, indagando sobre a aparente indiferença do Senhor diante do mal? Por que o povo ímpio prossegue na impunidade? Enquanto outros livros proféticos trouxeram a Palavra de Deus para o povo, este levou as perguntas do povo ao Senhor.
Entristecido pela violência e corrupção que contemplava ao seu redor, Habacuque derramou seu coração na presença de Deus. vivemos dias como os que o profeta viveu, onde a injustiça é excessiva, mas não podemos deixar que nossas preocupações nos façam duvidar do Senhor ou rebelar-nos contra Ele. Em vez disso, consideremos a mensagem que Deus deu a Habacuque e reconheçamos os planos e propósitos em longo prazo do Senhor. Percebamos que Deus age corretamente, mesmo quando não entendermos por que Ele trabalha de determinadas maneiras.
Deus respondeu às perguntas e preocupações de Habacuque quando declarou que faria obras surpreendentes, as quais deixariam o profeta maravilhado – “Ouvi, Senhor , a tua palavra e temi; aviva, ó Senhor , a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia.
Deus veio de Temã, e o Santo, do monte de Parã. (Selá) A sua glória cobriu os céus, e a terra encheu-se do seu louvor”. Quando as circunstâncias à nossa volta se tornam quase insuportáveis, perguntamos a nós mesmos se o Senhor se esqueceu de nós. Mas lembremo-nos: Ele está no controle. Deus tem um plano e julgará os malfeitores a seu tempo. Se formos verdadeiramente humildes, estaremos dispostos a aceitar as respostas do Senhor e aguardar seu tempo.
Habacuque queria saber por que Deus não fazia algo a respeito da iniquidade que predominava em Judá. Deus lhe responde, então, que enviaria os babilônios para castigar a Judá, porém, eles não ficariam impunes à excessiva maldade com que trataram o povo de Deus. A punição não era em virtude da corrupção de um segmento da sociedade, mas por que todos os segmentos estavam corrompidos, principalmente o religioso.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo NAA.