O profeta Micaías viu Israel como ovelhas dispersas sem pastor.
1 Reis 22:17
“Então, disse Micaías: Vi todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não têm pastor; e disse o Senhor: Estes não têm senhor; torne cada um em paz para sua casa”.
Nesta passagem bíblica, onde o profeta Micaías é mencionado, das duas visões que o Senhor havia dado a ele, ambas anunciando o julgamento do rei Acabe. Todavia, a primeira, o profeta viu Israel vagando em desespero, como ovelhas sem pastor e isso era uma descrição inconfundível de uma nação sem líder – “O Senhor , Deus dos espíritos de toda carne, ponha um homem sobre esta congregação, que saia diante deles, e que entre diante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar; para que a congregação do Senhor não seja como ovelhas que não têm pastor”. Jesus usou essa imagem para retratar o povo judeu sem direção espiritual. Evidentemente, Acabe compreendeu a mensagem: seria morto na batalha.
Na Nova Aliança, conforme os ensinos doutrinários, estamos cientes de que nenhuma igreja poderá funcionar sem dirigentes para dela cuidar. A igreja do tempo do livro de Atos dos Apóstolos, cheia do Espírito, buscava a direção de Deus em oração e jejum, para elegerem certos irmãos para o cargo de presbítero ou bispo de acordo com as qualificações espirituais estabelecidas pelo Espírito Santo – “Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento…” Sem dúvida alguma as qualificações espirituais devem estar coadunadas com as qualificações morais.
Um dos deveres principais do dirigente (pastor) é alimentar as ovelhas mediante o ensino da Palavra de Deus. Ele deve ter sempre em mente que o rebanho que lhe foi entregue é a congregação de Deus, que Ele comprou para si com o sangue precioso do seu Filho amado. Os pastores de nossos dias devem instruir suas igrejas em todo o desígnio de Deus e nunca ministrar para agradar os ouvintes, dizendo apenas aquilo que estes desejam ouvir – “… pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina”.
Os pastores de igrejas locais e dirigentes administrativos da obra devem lembrar-se de que o Senhor Jesus os têm como responsáveis pelo sangue de todos os que estão sob seus cuidados (conforme já estudamos em lições anteriores). Se o dirigente deixar de ensinar e pôr em prática todo o conselho de Deus para a igreja, principalmente quanto à vigilância sobre o rebanho, não estará “limpo do sangue de todos”. Deus o terá por culpado do sangue dos que se perderem, por ter ele deixado de proteger o rebanho contra os falsificadores da Palavra.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Comentário Bíblico Expositivo do Antigo Testamento, W. W. Wiersbe
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.