"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Deus prometeu dar à sua igreja pastores segundo o seu coração.

Jeremias 3:15
 “E vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com ciência e com inteligência”.

A interpretação do texto bíblico acima é ampla, não pode ser vista como restrita ao aspecto espiritual, mesmo porque, naquele tempo os reis que governavam sobre o povo de Deus tinham o dever de conduzi-los nos caminhos do Senhor. Deus prometeu dar a seu povo líderes cheios do conhecimento, sabedoria e entendimento, homens que obedecessem à Sua voz. O Senhor viu a falta de direção de Israel, por isso prometeu prover o tipo certo de liderança. Observamos e confiamos em nossos lideres para termos a orientação e direcionamento de que necessitamos, devemos orar sempre para que haja lideres, em nossa nação, nossas comunidades e igrejas, que tenham o caráter de Deus, que sejam exemplares e nos tragam a sabedoria do alto.

Desta forma, os pastores mencionados por Jeremias, fazem referência a reis, sacerdotes e profetas que eram guias do povo. E quando o Senhor fala sobre tais pessoas serem “segundo o Seu coração”, Ele se refere às qualificações que estas pessoas, impreterivelmente, devem ter. Não são qualificações (como temos dito insistentemente) exclusivamente de cunho espiritual, a estas se associam as qualificações morais.

Jeremias abordou esse tema em seu livro, conclamando os ‘pastores’ a viverem de acordo com o que Deus exigia. Os ‘pastores’, na perspectiva de Deus, devem apascentar o rebanho com ciência e com inteligência – “E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o Senhor“; conhecer a Deus e ensinar a sua lei – “Os sacerdotes não disseram: Onde está o Senhor? E os que tratavam da lei não me conheceram, e os pastores prevaricaram contra mim, e os profetas profetizaram por Baal e andaram após o que é de nenhum proveito”. Devem ter uma vida livre de pecados e andarem após as coisas que são de proveito.

Independente do nível cultural, os pastores devem ser sensíveis e sábios; buscarem incessantemente a Deus; e, pastorear o rebanho protegendo, ajuntando, suprindo e cuidando – “Porque os pastores se embruteceram e não buscaram ao Senhor; por isso, não prosperaram, e todos os seus gados se espalharam”.

No aspecto moral, os pastores, devem ser moralmente puros, honestos e leais. E, por fim, falar a Palavra de Deus com fidelidade – “O profeta que teve um sonho, que conte o sonho; e aquele em quem está a minha palavra, que fale a minha palavra, com verdade. Que tem a palha com o trigo? — diz o Senhor“.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia Dake

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.