O Senhor deu pastores à sua igreja, o Corpo de Cristo.
Efésios 4:11
“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, …”
A concessão dos dons espirituais pelo Senhor ao crente é, fundamentalmente, para a edificação da Igreja. Uma vez recebido esses dons, é essencial usá-los. Porém, o que temos testemunhado em nossos dias é uma enorme quantidade de crentes imaturos (psicológica e espiritualmente) fazendo o uso inadequadamente, ou seja, totalmente fora dos padrões das doutrinas da Bíblia. Os dons espirituais são concedidos (PELO SENHOR) a todo e qualquer crente que se encontre dentro das especificações que a Bíblia exige, mas há de ficar bem claro que os dons ministeriais (TAMBÉM CONCEDIDO PELO SENHHOR) não são para todos os crentes.
Paulo declara que os dons ministeriais foram concedidos, aos crentes maduros espiritualmente, para preparar o povo de Deus ao trabalho cristão – “… aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo…” e para o crescimento e desenvolvimento espirituais do corpo de Cristo, segundo o plano de Deus – “… até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente”.
Muitos cristãos dizem e se comportam como se os dons ministeriais não fossem mais necessários na atualidade. Mas esse tipo de ensino é falacioso, pois, se não são mais necessários os dons ministeriais, isso implica em acreditar que o que está escrito – “até que todos cheguemos… a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo” já se cumpriu, mas sabemos perfeitamente que e isso ainda não ocorreu. Sobre dons ministeriais devemos entender que é Deus quem concede os dons ministeriais – “Mas tu e teus filhos contigo guardareis o vosso sacerdócio em todo o negócio do altar, e no que estiver dentro do véu, isto administrareis; eu vos tenho dado o vosso sacerdócio em dádiva ministerial, e o estranho que se chegar morrerá”, e que o dom ministerial recebido de Deus é que determina o ministério ou o ofício do ministro.
Os dons do ministério são recebidos de Deus, segundo a sua soberania e no seu tempo. A uns Deus chama e capacita quando ainda estão no ventre de suas mães – “Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e as nações te dei por profeta“. “E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos“.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal
– Bíblia com comentários do Pr. Antônio Gilberto