“O mal vem do Norte” era o ditado desde os dias de Jeremias.
Jeremias 1:14
“E disse-me o Senhor: Do Norte se descobrirá o mal sobre todos os habitantes da terra”.
Na história do Reino de Judá, após a morte de Salomão e a divisão do seu reino, houve quatro declínios religiosos e três reavivamentos. Josias foi o último rei bom e, no seu reinado aconteceu o bem conhecido reavivamento ocasionado pelo descobrimento do rolo da Lei – “E Josias tirou todas as abominações de todas as terras que eram dos filhos de Israel; e a todas quantos se achara em Israel obrigou a que com tal culto servissem ao Senhor, seu Deus; todos os seus dias não se desviaram de após o Senhor , Deus de seus pais”. Este foi o último reavivamento, depois disso a história judia é um declínio político, moral e religioso constante, culminando no exílio babilônico.
Jeremias começou o seu ministério no décimo terceiro ano de Josias – “A ele (Jeremias) veio a palavra do Senhor, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado. E lhe veio também nos dias de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, até ao fim do ano undécimo de Zedequias, filho de Josias, rei de Judá, até que Jerusalém foi levada em cativeiro no quinto mês”. Seu ministério continuou pelos primeiros anos do Exílio . Ele morreu no Egito, provavelmente alguns poucos anos depois da destruição de Jerusalém, que aconteceu em 587 A. C.
Em todas as profecias de Jeremias surgem referências a um inimigo do norte que devastaria Judá e a levaria cativa. O capítulo 4 é típico desses oráculos: O inimigo destruirá como leão ou como redemoinho, deixando a terra desolada como o caos primevo. Quem é este inimigo destruidor? O cumprimento indica que o inimigo do norte era a Babilônia. Embora a Babilônia fique na mesma latitude da Samaria, suas invasões na Palestina sempre vieram pelo norte, uma vez que o deserto que separa as duas era intransitável. A opinião que considera os citas como os mencionados inimigos do norte em alguns lugares do livro não é defendida hoje em dia ao fortemente como antigamente e pode ser rejeitada com segurança.
Os fatos históricos em relação aos acontecimentos em Judá depois da destruição de Jerusalém, foram registrados por Jeremias e muitas pessoas simples foram deixadas na terra sob a liderança de Gedalias, o governador fantoche judeu. Após as inquietações civis nas quais Gedalias foi assassinado, certos judeus, sem dúvida, remanescentes do partido pró-Egito, fugiram para o Egito, forçando Jeremias a acompanhá-los. No Egito o profeta morreu.
A morte de Jeremias conclui a história do reino hebreu. A proclamação de Ciro, permitindo que os exilados retornassem a Judá, foi o sinal do começo da nova época.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Comentário Bíblico do Antigo Testamento, Moody