"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A batalha do Armagedom não é a mesma do conflito de Gogue.

Apocalipse 16:13-16
 “E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi saírem três espíritos imundos, semelhantes a rãs, porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo para os congregar para a batalha, naquele grande Dia do Deus Todo-Poderoso. (Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas.) E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom”.

Há três diferentes interpretações principais sobre a história de Gogue. Alguns defendem que o texto de Ezequiel 38 e 39 é uma descrição literal de um futuro ataque a Israel, por algumas nações conhecidas, lideradas pela Rússia. Outros consideram que é uma descrição simbólica de algum evento futuro – o conflito final da nação de Israel com inimigos não identificáveis ou a catastrófica luta final entre a igreja e as forças do mundo. Outros ainda enxergam este trecho como uma parábola de ilustração profética que revela não um evento histórico específico, mas uma grande verdade — que em qualquer tempo na história das forças do mal, elas se organização para destruir o povo de Deus, e ele virá para proteger os seus.

Como sempre falamos, as interpretações bíblicas se diversificam em qualquer lugar do planeta. Sobre os mistérios da Palavra de Deus, sempre vai haver alguém dizendo que conseguiu desvendá-los, por exemplo, as tradições apocalípticas judaicas interpretam e ensinam as predições sobre Gogue e Magogue de maneiras distintas. Algumas dão a entender que este evento será antes do reino messiânico; outras, depois; e, ainda outras, durante o reino messiânico. Todas essas previsões têm em comum, porém, que o ataque é desfechado contra a aparentemente indefesa nação de Israel, especificamente, Jerusalém.

A batalha do Armagedom é um mistério em todos os sentidos. A própria localização geográfica do Armagedom é uma incógnita para os intérpretes, pois eles não chegaram a um consenso geral. Alguns pensam que o vocábulo significa ‘monte de Megido’, outros, ´’cidade de Megido’, outros, ‘monte da assembléia’, e ainda outros, ‘sua colina frutífera’. O primeiro caso é a interpretação mais comum. Nos dias de João, havia um outeiro próximo de Megido, com cerca de cento e doze metros de altura, nas vizinhanças da serra do Carmelo.. Importantes batalhas foram travadas ali, durante a história de Israel, e é perfeitamente possível que esse termo, por essa razão, se tenha tornado simbólico da grande batalha que, finalmente, libertará Israel de seus inimigos e dará o triunfo ao Messias de Israel, o Senhor Jesus Cristo, sobre o anticristo, o último e pior dos perseguidores de Israel.

O termo Armagedom veio a ser aplicado a qualquer guerra ou batalha de grande força destruidora, mas, biblicamente falando, refere-se somente à batalha decisiva que porá fim, por assim dizer, ao antigo ciclo terrestre, permitindo o começo do reino milenar do Senhor Jesus.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Enciclopédia de Champlin, vol. 2
– Enciclopédia Bíblica Merril C. Teney

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Um comentário sobre “A batalha do Armagedom não é a mesma do conflito de Gogue.

  • Eu também entendo assim. A Batalha do Armagedon ocorrerá no final da Grande Tribulação, enquanto a Batalha de Gogue e Magogue acontecerá no final do milênio.
    Que Deus continue dando muita sabedoria ao senhor pastor Erivelto a fim de que continue nos abençoe ensinando-nos sobre o Evangelho genuino. Paz do Senhor Jesus Cristo.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.