Os inimigos de Israel serão derrotados no fim dos tempos.
Zacarias 14:2-4
“Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres, forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o resto do povo não será expulso da cidade. E o Senhor sairá e pelejará contra estas nações, como pelejou no dia da batalha. E, naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele, para o sul”.
De acordo com o que está escrito na Bíblia e conforme nós (arminianistas) interpretamos, no fim dos tempos, as nações reunir-se-ão contra Jerusalém e Israel. Deus, porém, intervirá, destruindo os inimigos de seu povo. As potências mundiais serão derrotadas na batalha do Armagedom. Esta profecia será cumprida quando Jesus Cristo, na sua segunda vinda à Terra, voltar ao lugar de onde partira. A topografia da área será mudada dramaticamente. O monte fender-se-á: uma metade avançará para o Norte, a outra, para o Sul, deixando um vale entre ambas as metades.
Deus permitirá que agentes demoníacos reúnam as tropas das nações, na região de Armagedom, como parte dos preparativos para o conflito, no entanto, ele durará pouco. O anticristo será destruído e também todos os ímpios. O julgamento divino não somente abrange os exércitos ali reunidos, mas também o mundo inteiro.
Essa guerra (conforme cremos e pela nossa interpretação) será travada perto do fim da tribulação, e acabará quando Cristo voltar para destruir os ímpios, para libertar o seu povo e para inaugurar seu reino messiânico. O texto bíblico de Zacarias é uma evidência profética deste evento. Satanás e os seus demônios reunirão muitas nações sob a direção do anticristo a fim de guerrearem contra Deus, contra seus exércitos, contra seu povo e para destruir Jerusalém.
Embora o ponto central esteja na terra de Israel, o evento do Armagedom envolverá a totalidade do mundo – “Porque, eis que, na cidade que se chama pelo meu nome, começo a castigar; e ficareis vós totalmente impunes? Não, não ficareis impunes, porque eu chamo a espada sobre todos os moradores da terra, diz o Senhor dos Exércitos”. Cristo voltará e intervirá de modo sobrenatural, destruindo o anticristo e os seus exércitos, e todos aqueles que desobedecem ao evangelho. Deus também enviará destruição e terremotos sobre o mundo inteiro nesse período.
A ação divina destruidora e sobrenatural com a repentina aparição de Jesus, em Jerusalém, causará completo destroço nos exércitos atacantes, tanto nos que estiverem em ação contra a cidade como no grosso das tropas e seu material de guerra concentrados em Armagedom. O morticínio será incalculável. Fatos idênticos, Deus já operou em favor dos judeus, como no tempo do rei Ezequias, quando o anjo do Senhor eliminou 185 mil inimigos assírios num instante.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia com comentários do Pr. Antônio Gilberto.