"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A restauração de Israel é uma promessa de Deus.

Jeremias 31:17
 “E há esperanças, no derradeiro fim, para os teus descendentes, diz o Senhor , porque teus filhos voltarão para o seu país”.

A promessa de esperanças descrita por Jeremias aponta para uma restauração de Israel, tanto no sentido nacional quanto no espiritual. No aspecto nacional a promessa não se aplica a “Efraim” e “Samaria” (nomes que identifica o reino do Norte, Israel, cuja capital era Samaria), pois, depois que o povo do Norte foi capturado pela Assíria em 722 a.C., os assírios levaram estrangeiros para a terra de modo a produzir uma raça mestiça. Quando o povo de Judá voltou do cativeiro babilônico, não quis saber dos samaritanos por causa da ‘mistura’ e esse comportamento persistiu até o tempo do Novo Testamento. Em vista disto, os samaritanos estabeleceram sua própria religião, templo e sacerdotes, o que acabou por alienar os judeus ainda mais deles.

Todo o capítulo 31 de Jeremias fala desta promessa de restauração apontando para as dez tribos dispersas, promessa que se cumprirá no final dos tempos, quando Deus ajuntará os judeus e os restaurará à terra. Então, haverá apenas uma nação, e os samaritanos não adorarão mais no monte Gerizim, mas sim no monte Sião. Jeremias viu Deus convocando sua família e juntando seu rebanho, conduzindo-os do deserto para o fértil jardim.

Tendo em vista que esta promessa ainda não aconteceu depois do cativeiro, podemos supor que ocorrerá, literalmente, no fim dos tempos, quando Efraim se arrepender e voltar para o Senhor – “Não é Efraim para mim um filho precioso, uma criança das minhas delícias? Porque, depois que falo contra ele, ainda me lembro dele solicitamente; por isso, se comove por ele o meu coração; deveras me compadecerei dele, diz o Senhor”.

A restauração prometida por Deus não estava condicionada aos sacrifícios ou a forma de cultuar a Deus nos dias atuais, mas Deus cumpriria Sua Palavra, única e exclusivamente, pela Sua misericórdia e justiça. Pois, de acordo com a lei (do Senhor), uma filha que se prostituísse deveria ser morta – “E, quando a filha de um sacerdote se prostituir, profana a seu pai; com fogo será queimada” e nas suas profecias, Jeremias retratou Judá como uma garota tola, indo de amante em amante, que foi chamada para voltar para casa, porque Deus faria algo inédito. Ele a perdoaria sua filha (Judá) e a receberia de volta!

Quando os judeus estavam começando sua marcha para a Babilônia, Deus os instruiu a lembrar-se das estradas e a colocar marcos ao longo do caminho, pois o povo usaria a mesma estrada para voltar. 

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Comentário Bíblico Expositivo do Antigo Testamento, Warren W. Wiersbe

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.