"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O profeta Joel profetiza sobre um rio fluindo da Casa de Deus para toda a Judá.

Joel 3:18
 “E há de ser que, naquele dia, os montes destilarão mosto, e dos outeiros manará leite, e todos os rios de Judá estarão cheios de águas; e sairá uma fonte da Casa do Senhor e regará o vale de Sitim”.

Segundo os historiadores, geograficamente, Jerusalém é uma das pouquíssimas cidades do mundo antigo que não foi erguida nas proximidades de um grande rio. Roma tem o rio Tíber, Nínive era margeada pelo rio Tigre, Babilônia tinha o Eufrates, e as grandes cidades do Egito, em virtude do politeísmo que imperava, foram construídas perto do rio Nilo. Em contraste a estas grandes e históricas cidades, as profecias bíblicas sobre ‘aquele dia’ dizem que Jerusalém terá o seu rio, mas não será um curso de água com uma nascente natural, ele virá do templo de Deus.

Naquele dia, também sucederá que correrão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar oriental [o mar Morto], e a outra metade, até ao mar ocidental [o Mediterrâneo]; no verão e no inverno, sucederá isto“. A predição de Zacarias é a de que águas vivas (em contraste com as águas estagnadas e poluídas dos rios naturais) fluirão de Jerusalém. Ao invés de ficar seca no verão (conforme acontece com a maioria dos ribeiros na Palestina), esta fonte fluirá ininterruptamente para os mares Mediterrâneo e Morto. Isso é promessa divina de que bênçãos divinas fluirão da Jerusalém milenial.

Ezequiel teve uma visão de um rio vivificador que sai do templo. À medida que o rio avança, vai aumentando em profundidade e largura, levando vida e progresso por onde passa – “Então, me disse: Estas águas saem para a região oriental, e descem à campina, e entram no mar; e, sendo levadas ao mar, sararão as águas”, o rio deságua no mar Morto e lhe dá vida em lugar de morte. O propósito do rio é comunicar vida abundante, da parte de Deus, à terra e aos seus habitantes. Esse rio é semelhante ao rio que fluía no jardim do Éden, e ao rio da vida, da nova Jerusalém, que flui do trono de Deus.

As visões proféticas deste rio, mencionadas no Antigo Testamento é semelhante ao rio que Jesus mencionou – “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre”. Essa água viva é o Espírito Santo e as bênçãos de vida que Ele veio trazer.  Deus promete purificar seu povo de seus pecados, perdoá-los e restaurá-los para si.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo MacArthur.
– Comentário Bíblico Expositivo do Antigo Testamento, Warren W. Wiersbe.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

2 comentários sobre “O profeta Joel profetiza sobre um rio fluindo da Casa de Deus para toda a Judá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.