"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Jacó abençoa e anuncia o destino dos seus filhos.

Gênesis 49:1,2
 “Depois, chamou Jacó a seus filhos e disse: Ajuntai-vos, e anunciar-vos-ei o que vos há de acontecer nos derradeiros dias; ajuntai-vos e ouvi, filhos de Jacó; e ouvi a Israel, vosso pai”.

Nenhum dos personagens citados na Bíblia Sagrada, com exceção do Senhor Jesus, tiveram uma vida completamente ilibada, isto é, nenhum deles teve, em todo o tempo, uma conduta íntegra que não tivesse elementos desabonadores a seu respeito. Essa verdade se comprova desde o Éden até os dias atuais, porém, o que se evidencia com este fato é a onisciência de Deus a respeito do caráter de todos os seres humanos. O mais extraordinário em todas essas coisas é a soberania de Deus – a maneira como Ele governa o mundo usando meios e pessoas improváveis.

Embora o homem tenha sido criado dentro um padrão excelente de perfeição – “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança…”, após a queda, o pecado tem, a cada dia, distorcido essa ‘imagem’ e ‘semelhança’ transformando-nos em seres desprezíveis, cujo “reparo” só pode ser alcançado através de arrependimento sincero e, lógico, o perdão dAquele que foi ofendido. A ofensa consiste no fato de, pela desobediência, termos maculado Sua imagem. ‘Imagem e semelhança’ não falam de caracteres físicos, antes, num sentido moral, apontam para a Santidade, Fidelidade, Bondade e Pureza do nosso Deus.

Nesse último trimestre, podemos contemplar através destas 13 lições a bondade e fidelidade de Deus para com Israel, seu povo. Conhecendo a história dos patriarcas, concluímos que o fato de ser ilustre entre os seres humanos não significa ter primazia com Deus. Deus escolhe as pessoas à base da sinceridade, pureza e amor, e não da sua posição na sociedade, igreja ou família. Jacó abençoou cada um de seus filhos e depois fez uma predição do futuro de todos eles. O modo como os seus filhos viviam teve um importante papel na benção e profecia de Jacó. Indubitavelmente, o passado afeta o nosso presente e futuro. Nossas ações de hoje, amanha, logo ao alvorecer, terão se tornado parte do passado e, contudo já terão começado a modelar o nosso futuro.

As bênçãos e as maldições proferidas por Jacó estão condicionadas à qualidade do relacionamento com Deus, por parte dos seus descendentes. Através de um exame cauteloso da Palavra de Deus, percebemos que entre os filhos de Jacó, embora ele não tivesse uma “ficha limpa”,  Deus havia escolhido Judá para ser o antepassado da linhagem dos reis de Israel, e também isto pode ter acontecido devido a dramática mudança no seu caráter – “Agora, pois, fique teu servo em lugar deste moço por escravo de meu senhor, e que suba o moço com os seus irmãos. Porque como subirei eu a meu pai, se o moço não for comigo? Para que não veja eu o mal que sobrevirá a meu pai”.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.