A nossa cidade está nos céus, no mundo vindouro.
Apocalipse 21:3
“E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus.”
A nova Jerusalém é onde Deus viverá entre seu povo. Ao invés de subirmos para encontrá-lo. Ele descerá para estar conosco, exatamente como quando Deus se tornou homem, em Jesus Cristo, e viveu entre nós. Onde quer que Deus reine existe paz, segurança e amor. A nova Jerusalém está agora no céu; dentro em breve, ela descerá à terra como a cidade de Deus, que Abraão e todos os fiéis esperavam, da qual Deus é o arquiteto e construtor. A nova terra será a sede do governo divino, e Ele habitará para sempre com o seu povo.
Não estamos concordando com o que algumas denominações ensinam por aí – o paraíso é aqui neste planeta. O que, de fato, a Bíblia nos ensina é que o planeta Terra (não só ela, mas todos os cosmos, pois todo o espaço sideral está contaminado pela ocupação de Satanás e seus agentes), como o conhecemos, não durará para sempre. Depois do grande Juízo Final, Deus CRIARÁ uma nova terra – “Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Porque, em esperança, somos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê, como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.”
Deus também prometeu em Isaías que criaria uma terra nova e eterna – “Porque, como os céus novos e a terra nova que hei de fazer estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.” Na época de João, o mar era considerado perigoso e instável e também era o lugar de origem da besta. Não sabemos como será a aparência da nova terra, ou onde estará localizada, mas Deus e seus seguidores — aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida — serão reunidos para nela viver por toda a eternidade.
Nos capítulos 21 e 22 de Apocalipse, percebemos que o fim de toda a história humana chegou ao fim, pelo menos no ‘chronos’, pois daremos entrada no estado eterno. Chegamos ao fim do tempo e ao começo da eternidade. Deus é eterno quanto ao passado e futuro. Na realidade para Deus só existe o eterno presente – “E disse Deus a Moisés: Eu Sou o Que Sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós.” O nosso tempo e uma partícula da eternidade, e, como ciclo da historia humana, está no seu final. E ao mesmo tempo começará a feliz eternidade para os filhos de Deus. O pecado já foi julgado. Satanás e todos os seus seguidores já foram para o seu lugar definitivo. Deus agora estabelecerá um novo céu, uma nova terra, e uma nova cidade: a Nova Jerusalém – “Eis que faço novas todas as coisas.“
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia com comentários do Pr. Antônio Gilberto.