"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Ordem divina para reconstruir o Templo em Jerusalém.

Esdras 1:1-11
 “No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do Senhor, por boca de Jeremias), despertou o Senhor o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo: Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus dos céus, me deu todos os reinos da terra; e ele me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que é em Judá. Quem há entre vós, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém, que é em Judá, e edifique a Casa do Senhor…

O livro de Esdras relata como Deus cumpriu sua promessa profética através de Jeremias, no sentido de restaurar o povo judeu depois de setenta anos de exílio, ao trazê-lo de volta à sua própria terra. O colapso de Judá como nação e sua deportação para Babilônia ocorrera em três levas separadas. Na primeira, em (aprox.) 605 a.C., a nobreza jovem de Judá, inclusive Daniel, foi levada ao exílio; na segunda, em (aprox.) 597 a.C., foram mais 11.000 exilados, inclusive Ezequiel; e na terceira leva, em (aprox.) 586 a.C., o restante de Judá, menos Jeremias e os mais pobres da terra foram levados. Semelhantemente, a restauração do remanescente exílico, em cumprimento à profecia de Jeremias, ocorreu em três levas. Na primeira (538 a.C.), 50.000 exilados voltaram, liderados por Zorobabel e Jesua; na segunda (457 a.C.), mais de 17.000 voltaram conduzidos por Esdras; e na terceira leva (444 a.C.), Neemias e seus homens levaram de volta o restante do povo.

O Senhor Deus executa o plano da redenção no decurso da história, até o seu final determinado. No cumprimento dos Seus propósitos, Deus, às vezes, usa como instrumentos governantes poderosos a fim de cumprir a Sua palavra. Ao despertar o espírito de Ciro, para ser benevolente para com os vencidos e exilados, Deus fez cumprir-se a tempo a sua promessa feita através de Jeremias. No livro de Provérbios lemos que o coração do rei é como ribeiros de águas na mão do SENHOR; a tudo quanto quer o inclina, a fim de garantir a marcha contínua da redenção e desfecho da história.

Mediante o poder e obra do Espírito Santo, Deus despertou o coração dalguns do seu povo para voltarem à sua pátria – “porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” Sendo assim, a graça de Deus opera nos seus filhos, para produzir neles tanto o desejo quanto o poder para cumprir a sua vontade. Entretanto, a obra de Deus dentro de nós não é de compulsão, nem de graça irresistível.

A obra da graça dentro de nós sempre dependera do quanto estamos dispostos a sermos fiéis e cooperadores. Ao ‘decreto’ de Ciro, cerca de 50.000 pessoas atenderam ao chamado do Senhor para participarem dessa primeira viagem de retorno à Palestina. Note que os outros permaneceram no exílio; o propósito desses era animar e apoiar os que agora voltavam à terra de Judá.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.