"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A abolição de toda a idolatria em Judá.

2 Crônicas 14:1-6
 “E Abias dormiu com seus pais…… E Asa fez o que era bom e reto aos olhos do Senhor, seu Deus, porque tirou os altares dos deuses estranhos e os altos, e quebrou as estátuas, e cortou os bosques. E mandou a Judá que buscassem ao Senhor, Deus de seus pais, e que observassem a lei e o mandamento. Também tirou de todas as cidades de Judá os altos e as imagens do sol; e o reino esteve quieto diante dele. E edificou cidades fortes em Judá, porque a terra estava quieta, e não havia guerra contra ele naqueles anos, porquanto o Senhor lhe dera repouso.

Quando Asa assumiu o trono em Judá, o povo estava vivendo uma decadência espiritual muito intensa. O reinado de Asa foi caracterizado pela paz, porque ele “fez o que era bom e reto perante o Senhor, seu Deus”. Essa sentença é repetida muitas vezes em Crônicas para enfatizar que a obediência a Deus leva à paz com Ele e com os semelhantes. No caso dos reis de Judá, a obediência a Deus levou a paz nacional, exatamente como o Senhor havia prometido séculos antes.

Ao assumir o reino, Asa iniciou a tarefa de expurgar a idolatria e de conclamar Judá a buscar a Deus e a obedecer aos seus mandamentos e, a parte essencial de qualquer renovação espiritual ou avivamento entre o povo de Deus é a busca da face do Senhor. E, a primeira evidência de um reavivamento é Deus começar a ouvir, do céu, a oração do seu povo e responder de lá e a manifestar compaixão pelo seu povo.

Buscar ao Senhor significa desejar e buscar com fervor a presença do Senhor, sua comunhão, seu reino e sua santidade – “Buscai o Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente“. Buscar ao Senhor significa voltar-se de todo o coração para Deus, em oração fervorosa – “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”; significa, também, ter fome e sede de justiça e da presença do Senhor e, consequentemente, dedicar-se resolutamente a fazer a vontade de Deus e abandonar a prática de tudo que possa ser ofensivo a Deus.

A simples frequência aos cultos de adoração não é o suficiente para assegurar a paz de Deus. Devemos, assim como Asa, agir efetivamente para eliminar tudo que e ofensivo ao Senhor. O fato de nos tornarmos mais ativos na igreja e a pratica de boas obras não são capazes de diminuir os problemas que sofreremos se não conseguirmos abandonar os hábitos pecaminosos.

Devemos pedir continuamente a Deus que nos ajude a eliminar de nossa vida todo empecilho para servi-lo com fidelidade.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Pentecostal

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Um comentário sobre “A abolição de toda a idolatria em Judá.

  • Sei que Asa foi fundamental para acabar com a idolatria em Judá,mas acho linda a história também do Rei Josias que até procurou profeta e não achou,por fim achou uma profetiza que o ajudou a se comunicar com Deus,Josias Leu a bíblia com todos e quebrou todas as imagens de idolatria,apesar de uma morte trágica contra os egípcios em uma guerra que não era pra ele entrar,Josias foi um Rei Justo e mereceu ser lembrado como.um grande homem obediente a Deus!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.