Salomão constrói várias cidades após a manifestação da glória.
2 Crônicas 8:1-6
“E sucedeu, ao cabo de vinte anos, nos quais Salomão edificou a Casa do Senhor e a sua própria casa, que Salomão edificou as cidades que Hirão lhe tinha dado; e fez habitar nelas os filhos de Israel… Edificou também a alta Bete-Horom e a baixa Bete-Horom, cidades fortes com muros, portas e ferrolhos; … e tudo quanto, conforme o seu desejo, Salomão quis edificar em Jerusalém, e no Líbano, e em toda a terra do seu domínio.”
Avivamento espiritual não consiste naqueles breves momentos do culto onde uma euforia contaminante nos atinge levando-nos às lágrimas. Avivamento espiritual não é algo que acontece na vida do crente para ser vivido apenas dentro da igreja. Vejo o avivamento espiritual como uma condição de vida e, por ser uma condição de vida, deve ser buscado constantemente. Assim como a prática regular de uma atividade física serve para manter o corpo em forma, o avivamento espiritual é necessário para manter uma inabalável confiança e comunhão com o Senhor.
Muitos personagens da Bíblia servem como exemplo, para nós, de como alcançar um avivamento espiritual. Também são exemplos de que se não mantivermos ‘aceso’ esse avivamento, decaímos da graça e misericórdia do Senhor, o que, consequentemente, nos levará a pecar contra o nosso Deus. Salomão desejou, buscou e experimentou um avivamento espiritual, mas o egocentrismo o fez embrenhar-se por caminhos essencialmente materialistas.
Quando o Senhor apareceu a Salomão em Gibeão, prometeu dar-lhe tamanhas riquezas e honras que não haveria nenhum outro rei como ele em todos os dias de sua vida – “E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; que não haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias.” O Senhor cumpriu essa promessa. Tornou celebre o nome de Salomão e levou suas realizações a serem admiradas por pessoas de outras nações. Davi, o pai de Salomão, havia conquistado território inimigo e expandido o reino, mas não havia procurado construir uma rede de relações internacionais que tornaria Israel poderoso entre as nações.
O Senhor reafirmou as estipulações da aliança firmada com Salomão e, garantiu ao rei que sempre haveria um herdeiro para o trono da linhagem de Davi, enquanto seus descendentes obedecessem à lei e andassem no temor do Senhor. O que temos que entender é que a obediência e o temor a Deus não herdados dos nossos antepassados. Cada pessoa tem que ter a própria experiência com o Senhor.
Salomão não poderia esperar as bênçãos de Deus simplesmente porque Davi era seu pai e por ele ter obedecido a Davi e construído o templo. Era preciso que Salomão fosse, como seu pai, um homem segundo o coração de Deus e, um homem integro – “Assim, (Davi) os apascentou, segundo a integridade do seu coração, e os guiou com a perícia de suas mãos.”
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Comentário Expositivo do Antigo Testamento, Warren W. Wiersbe
Um contexto bem interessante por abordar o relacionamento de comunhão e proximidade de Davi com Deus assim Salomão teria de seguir o exemplo,mas o egocentrismo e mil mulheres,700 princesas e 300 concubinas viraram a cabeça de Salomão até para a idólatra,não como negar toda a vontade de Salomão em agradar a Deus,Salomão sacrificou todos os bois do Reino só para agradar a Deus,E Deus se agradou de Salomão,Salomão tinha um coração avivado,mas depois acabou esfriando essa chama com mulheres de culturas pagãs
Salomão teve tanta Sabedoria e conhecimento,Salomão teve sabedoria para tudo,mas faltou sabedoria no final para Salomão reconhecer que somente Deus e merecedor de toda honra e glória e que Deus valia mais do que tudo aquilo que Salomão conquistou! Á maior conquista de Salomão foi o amor de Deus em sua vida,A sabedoria e o conhecimento de Salomão foi um bônus por todo o amor que ele tinha por Deus,Se quer Deus mesmo negue o mundo!