O batismo de Jesus e a confirmação do Espírito.
Mateus 3:13-17
“Então, veio Jesus da Galileia ter com João junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o permitiu. E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”
Pelo menos, por três razões, Jesus foi batizado por João. Em primeiro lugar, Jesus devia ser batizado para cumprir toda a justiça – “Vestirá ele a túnica santa de linho, e terá ceroulas de linho sobre a sua carne, e cingir-se-á com um cinto de linho, e se cobrirá com uma mitra de linho: estas são vestes santas; por isso, banhará a sua carne na água e as vestirá.” Cristo, mediante o batismo, consagrou-se publicamente a Deus, e assim cumpriu a justa exigência de Deus.
Em segundo lugar, Jesus permitiu-Se ser batizado por João para identificar-se com os pecadores embora o próprio Jesus não precisasse de arrependimento de pecado e, em terceiro lugar para associar-se com o novo movimento da parte de Deus, pelo qual Ele chamava todos ao arrependimento. Este movimento teve início com o ‘avivalista’ João Batista como o precursor do Messias.
Tudo quanto Jesus fez, sua pregação, seu sofrimento, sua vitória sobre o pecado, Ele o fez pelo poder do Espírito Santo. Se Jesus nada podia fazer sem a operação do Espírito Santo, quanto precisa o povo de Deus da capacitação do Espírito Santo? – “como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.”. O Espírito veio sobre Jesus para dotá-lo de poder para efetuar a obra da redenção. O próprio Jesus posteriormente iria batizar seus seguidores com o Espírito Santo a fim de que eles também tivessem a capacitação do Espírito.
O batismo de Jesus é uma grandiosa manifestação da realidade da Trindade. Jesus Cristo, declarado igual a Deus – “Eu e o Pai somos um”, é batizado no Jordão. O Espírito Santo, que também é igual ao Pai, desce sobre Jesus em forma de pomba. O Pai declara que se compraz em Jesus. Temos, portanto, neste ato três pessoas divinas iguais. Contraria a integridade das Escrituras explanar este evento de qualquer outra maneira. A doutrina da Trindade mostra que as três pessoas divinas subsistem em tal unidade que constituem o Deus uno.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
As fotos de capa dos temas são lindas,essa foto de Jesus na água é linda
Lembro que eu me batizei com 14 anos ou 15 por ae,mas foi aos 19 anos que foi fazer fazer efeito e em frente à uma depressão e situação de abandono por todos e sujeito a desejar a morte tive o consolo do Espírito Santo de Deus e força pra sair da depressão que eu estava,precisei de mais algum tempo pra vencer a depressão e aceitar o meu chamado,mas a partir do momento que fui consagrado a diácono nunca mais fui o mesmo e amei a Deus de tal maneira que tudo que eu fazia na minha vida eu sentia Deus caminhando comigo e sendo meu pai! O batismo do Espírito Santo de Deus é real,mas a circunstância que o leva é um despertar forte do coração e um arrependimento genuíno e Aceitar e saber que será trabalhador da obra de Deus e aceitar Jesus Cristo e nunca mais voltar ao passado e ressuscitar como filho de Deus!
Primeiro milagre de Jesus transformar água em vinho,o batismo do Espírito Santo de Deus foi pedido ao Pai Deus Altíssimo por Jesus e temos que valorizar pois Jesus nos deu um presente para estar sempre conosco e muitas das vezes não pensamos o quanto Jesus Cristo foi bondoso conosco nos dando esse batismo de selamento e confirmação que é o batismo de fogo do Espírito Santo de Deus!