"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Comunhão e assistência social na Igreja Primitiva.

Atos 2:44-45
 “Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade.

No livro de Atos dos Apóstolos, bem como em algumas das cartas que Paulo escreveu, podemos perceber que o ‘estar junto’ (como membros de uma igreja) representa muito mais que a simples reunião para prestar um culto a Deus. O ‘estar junto’ também não se limita ao socorrer o irmão necessitado, vai muito mais além. É, exatamente, como Paulo escreveu aos Efésios – “Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns os outros em amor, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz: há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos.

Para ser considerado, efetivamente, membro de uma igreja, o crente deve, além de ter uma frequência regular nos cultos e reuniões, observar os requisitos exigidos pela doutrina bíblica. Evidentemente que cada igreja tem a liberdade de doutrinar seus membros conforme se interpreta a Palavra de Deus e, desde que a doutrina bíblica não seja ‘ferida’ pela interpretação, qualquer doutrinação religiosa deve ser respeitada.

Via de regra, a grande maioria das igrejas observam o que a Bíblia dita como exigência. Assim, para se tornar membro de uma igreja, a pessoa deve em primeiro lugar confessar Cristo como Senhor e Salvador de sua vida; em seguida, deve ser submetida ao batismo nas águas e, consequentemente, observar a regras, costumes e tradição de sua igreja. Isso é ‘estarem juntos’. Reconhecendo os outros como irmãos na família de Deus, os crentes em Jerusalém compartilharam tudo o que tinham de forma que todos puderam beneficiar-se dos dons de Deus. É tentador, especialmente se possuímos riquezas materiais, nos afastarmos dos outros e nos preocuparmos somente com os nossos interesses.

O comportamento dos nossos irmãos da igreja primitiva – “Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos”, denotam claramente que eles estavam esperando o arrebatamento para o tempo deles. Desprenderam-se das coisas materiais e as usaram para beneficiar os mais necessitados dentro da igreja. Os bens que possuímos neste mundo vão ficar aqui. Não queremos dizer com isso que é para sairmos distribuindo tudo o que temos, porém, devemos ser generosos e espontâneos com nossas contribuições e ofertas alçadas na igreja.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo NAA

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.