Línguas e magnificação a Deus no Espírito.
Atos 10:45,46
“E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar em línguas e magnificar a Deus.”
As pessoas que eram chamadas de gentias, era qualquer um que não fosse judeu. A maioria dos cristãos judeus pensava que Deus oferecia a salvação exclusivamente aos judeus, por ter lhes dado a lei. Um grupo de Jerusalém acreditava que os gentios podiam ser salvos, porém somente se seguissem todas as leis e tradições judaicas, em suma, caso eles se tornassem judeus. Ambos os grupos estavam enganados. Deus escolheu os judeus e ensinou-lhes as suas leis para que pudessem levar a mensagem da salvação a todas as pessoas – “E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.”
Pedro, antes de ser apóstolo de Jesus, como é do nosso conhecimento, fora pescador. Como pescador tinha muita prática da vida, mas não possuía muita cultura. O que fez de Pedro um sábio a ponto de confrontar a alta cúpula religiosa de Israel e tornar-se ousado a ponto de enfrentar o sinédrio, que tinha o poder de vida e morte, foi a presença do Espírito Santo em sua vida e ministério. O Espírito Santo operando no crente dá-lhe sabedoria e coragem.
É evidente que o estudo secular, a sabedoria adquirida nas escolas e faculdades são um tesouro inestimável para os empreendimentos desta vida, porém nós precisamos de outra sabedoria superior, nas coisas de Deus para evitar o mal, para ser prudente, conhecer a Deus; sabedoria para agradar a Deus e viver irrepreensível diante do mundo. Essa sabedoria vem gratuitamente pelo Espírito Santo habitando em nós.
Pedro, certa vez, fora preso por pregar o evangelho acompanhado de milagres e, apesar de estar preso, sob ameaças, anunciava o evangelho sem qualquer receio. Tudo isso porque estava cheio do Espírito Santo. Pedro testemunhou aos altos chefes da nação que só ha um Salvador. Apenas um: o Senhor Jesus Cristo.
Quando a família ‘gentia’ de Cornélio ouve e recebe a Palavra com fé salvadora, Deus imediatamente derrama sobre ela o Espírito Santo como seu testemunho de que creram e receberam a vida regeneradora de Cristo. A vinda do Espírito Santo sobre a família de Cornélio teve o mesmo propósito que o dom do Espírito Santo para os discípulos no dia de Pentecoste. Esse derramamento do Espírito não é a obra de Deus na regeneração do pecador, mas sua vinda sobre eles para revesti-los de poder. O que aconteceu na família de Cornélio é uma evidência incontestável de que é possível uma pessoa ser batizada no Espírito imediatamente depois de receber a salvação.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia com comentários do Pr. Antônio Gilberto
Timóteo foi um exemplo de um gentio que também foi confirmado com o Espírito Santo de Deus e ganhou um dom do Espírito Santo na mesma hora,é preciso de um arrependimento de coração para receber o Espírito Santo de Deus,então é necessário aceitar a nova vida e abandonar a antiga vida e se preparar pois a verdadeira batalha acaba de começar!