O aumento da corrupção antes da vinda do Senhor Jesus.
Lucas 17:26-30
“E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do Homem. Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e consumiu a todos. Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam. Mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre, consumindo a todos. Assim será no dia em que o Filho do Homem se há de manifestar.”
Sobre a vinda de Jesus para buscar sua Igreja, a vida transcorrerá normalmente. Não haverá qualquer aviso prévio. A maioria das pessoas estará em suas tarefas cotidianas, indiferentes as advertências de Deus. Serão surpreendidas pela volta de Cristo assim como a geração de Noé o foi pelo Dilúvio. Não sabemos quando Cristo voltará, mas temos certeza de que Ele está voltando! Pode ser hoje, amanhã ou daqui a alguns séculos. Mas, quando Ele voltar, deveremos estar moral e espiritualmente prontos. Por isso, devemos viver como se Jesus estivesse voltando hoje.
Jesus nos advertiu contra a falsa segurança. Devemos abandonar os valores e as ligações com este mundo, a fim de estarmos prontos para o retorno de Cristo, que acontecera de repente. Quando Ele vier, não haverá uma segunda chance; os fieis serão tomados para estar com Fie para sempre, os demais serão deixados para trás.
As declarações de Jesus sobre a vinda do Filho do Homem revelam que ela abrange dois aspectos. A vinda do Filho do Homem refere-se, tanto à primeira fase da sua volta, numa data desconhecida, antes da tribulação, para buscar os santos da igreja – o arrebatamento; como também à segunda fase da sua vinda, que ocorrerá depois da tribulação, para julgar os ímpios e recolher os justos no seu reino.
Que Jesus Cristo se referiu a dois eventos, tanto à sua volta imprevisível, como também à sua volta previsível, vê-se pelo fato que Ele cita três diferentes categorias de pessoas, ilustrando os dias de Noé. As três categorias de pessoas e seu relacionamento com a vinda de Cristo são: As vítimas do dilúvio nos dias de Noé, representando os descrentes da tribulação. Não sabem a ocasião da volta de Cristo e estão despreparados. Serão destruídos no tempo do fim. Trata-se de uma referência à segunda fase da sua volta depois da tribulação. A segunda categoria é ilustrada pela pessoa de Noé, representando os crentes da tribulação. Por causa dos sinais do tempo do fim, os santos da tribulação sabem, quase exatamente, o momento da volta do Senhor, e estarão preparados e serão salvos. A ocasião da volta de Cristo para eles ocorre no tempo previsto.
A terceira categoria é representada pelos discípulos de Jesus. Eles representam os crentes dos nossos dias, que não sabemos o tempo da volta de Cristo para levar-nos ao céu. Não haverá sinais específicos precedendo a vinda do Senhor para buscar-nos, pois Cristo declara que ela ocorrerá inesperadamente. Os santos da igreja, em certo sentido, assemelham-se ao povo do dilúvio. Nós não sabemos o tempo da volta de Cristo e, semelhantemente, seremos surpreendidos quando Ele vier. Devemos, portanto, aplicar toda a diligência a fim de estarmos prontos para qualquer momento.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.