A mensagem do Reino de Deus tem um forte apelo ao arrependimento.
Mateus 3: 2; 9: 13
“… e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus”; “Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício. Porque eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.”
O arrependimento é a principal exigência para que haja perdão de pecados. O arrependimento tem início na conversão, que é o primeiro passo da regeneração. O significado básico de arrependimento é voltar-se ao contrário; dar uma volta completa. Trata-se de abandonar os maus caminhos e voltar-se para Cristo e, através dEle, para Deus – “Arrepende-te, pois, dessa tua iniquidade e ora a Deus, para que, porventura, te seja perdoado o pensamento do teu coração”. A decisão de abandonar o pecado e querer a salvação em Cristo importa em aceitar a Cristo não somente como Salvador da penalidade do pecado, mas também como Senhor da nossa vida.
O arrependimento, então, envolve uma troca de senhores – do senhorio de Satanás para o senhorio de Cristo e da sua Palavra – “… para lhes abrires os olhos e das trevas os converteres à luz e do poder de Satanás a Deus, a fim de que recebam a remissão dos pecados e sorte entre os santificados pela fé em mim”. O arrependimento é uma decisão livre, da parte do pecador, possibilitada pela graça divina capacitadora que lhe é concedida quando ele ouve o evangelho e nele crê. A definição da fé salvífica como mera confiança em Cristo como Salvador é totalmente inadequada, ante a exigência do tipo de arrependimento feita por Cristo. Definir a fé salvífica sem incluir um rompimento total com o pecado é distorcer fatalmente o conceito bíblico da redenção. A fé que inclui o arrependimento é uma condição imutável para a salvação.
O arrependimento foi uma mensagem básica na pregação dos profetas do Antigo Testamento – “Mas, se o ímpio se converter de todos os seus pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e fizer juízo e justiça, certamente viverá; não morrerá”, de João Batista, de Jesus Cristo – “Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores, ao arrependimento” e dos crentes no Novo Testamento – “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” A pregação do arrependimento sempre deve acompanhar a mensagem do evangelho.
O arrependimento consiste de um ato divino um ato divino que transforma o homem, mas que depende da resposta positiva do homem, uma vez inspirado pela fé. Ele é o começo do processo da santificação que, juntamente com a fé, perfaz a conversão. É Deus quem determina a obrigatoriedade do arrependimento, bem como confere se de ele ocorreu. O arrependimento é uma operação do Espírito na vida pecador e é imprescindível para o perdão dos pecados.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Enciclopédia de Champlin, vol. 1