A remissão de pecados para o louvor e glória de Deus.
Efésios 1: 6, 12, 14
“… para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado… com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em Cristo; o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória.”
Paulo, na carta que escreveu aos Efésios, enfatiza que a salvação é um ato exclusivo de Deus. Não somos salvos porque há em nós algum mérito, muito pelo contrário, só temos deméritos, mas porque Deus é bondoso e graciosamente nos oferece a salvação. A salvação é uma oferta disponível a todas as pessoas, ela não depende da religião e não pode ser herdada. Voltamos a dizer que ela é um ato exclusivo de Deus. Não podemos influenciar Sua decisão de nos salvar; Ele nos salva de acordo com o seu plano e propósito. Portanto, não existe nenhuma maneira de recebermos crédito pela nossa salvação ou de nos orgulharmos dela.
O plano de salvar a humanidade se originou na mente atemporal de Deus, muito antes de existirmos; muito antes de todas as coisas existirem. É difícil compreender como Deus pode nos aceitar, mas, por causa de Cristo, tornamo-nos santos e irrepreensíveis aos olhos divinos. Deus nos escolheu. Por pertencermos a Ele por intermédio de Jesus Cristo, somos considerados como se nunca houvéssemos pecado. Tudo que podemos fazer e expressar nosso agradecimento por esse maravilhoso amor.
Deus não tinha a intenção de manter em segredo seu plano para o mundo. Além disso, esse plano não poderia ser totalmente compreendido até que Cristo ressuscitasse dos mortos. Seu propósito ao enviar Cristo era unir judeus e gentios em um único corpo, cuja cabeça é Cristo. Muitas pessoas ainda não entendem o plano de Deus. Mas, em seu devido tempo. Ele nos reunirá junto a Si por toda a eternidade. Então, todos entenderão.
Nesse dia, todas as pessoas se curvarão perante Jesus Cristo nosso Senhor por amá-Lo ou por temer o seu poder. O propósito de Deus é oferecer salvação ao mundo, exatamente como havia planejado há muito tempo Deus é soberano; Ele está no comando de tudo. Quando nossa vida parecer um caos, apoiemo-nos nessa verdade – Jesus é Senhor, e Deus tudo governa. O propósito de nos salvar não pode ser contrariado, não importa o mal que Satanás possa nos causar.
O Espírito Santo é a garantia divina de que pertencemos a Deus e de que Ele cumprirá o que prometeu. O Espírito Santo é como um pagamento inicial, um depósito ou penhor, uma assinatura que valida um contrato. Sua presença em nós demonstra a veracidade de nossa fé, prova que somos filhos de Deus e nos garante a vida eterna. Seu poder opera em nós para nos transformar, e o que estamos experimentando agora é apenas uma amostra da mudança total que experimentaremos na eternidade.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.