A seara é a grande e são poucos os ceifeiros.
Mateus 9: 37-38
“Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara.”
Certa vez ouvi alguém dizer que é melhor ter uma igreja em cada esquina do que ter um botequim em cada quarteirão. Não penso desta maneira, pois, existem certas igrejas que proporcionam um mal pior do que um botequim. Igrejas com essas características, assim como os botequins não estão conduzindo ninguém a Cristo, muito pelo contrário, estão enviando as pessoas ao inferno. Essas igrejas pregam um ‘evangelho’ que não é o de Jesus Cristo – um evangelho sem renúncia e sem cruz.
As palavras de Jesus Cristo, escritas por Mateus, no versículo acima, parecem incoerentes com a situação que vivemos. A realidade que vivemos é a de muitas igrejas (que se dizem cristãs) inundando os bairros das cidades e, em cada uma delas, muitas pessoas envolvidas com os trabalhos evangelísticos dentro e fora das igrejas. Poderíamos dizer que Jesus se enganou quanto ao número de trabalhadores. Mas, a questão que Jesus está levando em consideração é a qualificação espiritual destes trabalhadores. É muita gente querendo evangelizar sem, ao menos, saber o que é evangelho.
Às vezes, temos a impressão de que alguns líderes evangélicos tratam a obra do Senhor com extrema negligência. São negligentes no sentido de envolver qualquer pessoa nos trabalhos da igreja. Qualquer pessoa, aqui, se aplica aos neófitos na fé. Isto é, são pessoas que ainda precisam de ‘cuidados’ espirituais, mas que foram designadas para cuidar espiritualmente de outras. Seria o mesmo que colocar um bebê para cuidar da babá. Em vista disto, o que ouvimos nos púlpitos das igrejas são mensagens totalmente dissociadas das doutrinas bíblicas.
Jesus olhou para as multidões que o seguiam e comparou-as a um campo pronto para a colheita. Muitos estão prontos para entregar sua vida a Cristo, mas é preciso que alguém lhes mostre como fazê-lo. Jesus nos manda orar para que Deus envie mais pessoas para trabalhar como ceifeiros, colhendo almas para Cristo, pois há muitas a quem ainda não foram pregadas as Boas Novas. Jesus precisa de cooperadores que saibam como lidar com os problemas das pessoas. Podemos confortar outros e mostrar-lhes a maneira correta de viver, porque fomos ajudados em nossos problemas por Deus e por seus discípulos.
Não podemos tratar o serviço a favor do reino de Deus como algo corriqueiro que qualquer pessoa tem capacidade de efetuar. Não podemos colocar o ‘arado’ nas mãos de qualquer pessoa só porque ela é assídua nos cultos e reuniões; é dizimista e realiza boas obras. A instrução de Jesus foi dada estritamente, naquele dia, aos discípulos, pois, somente eles é que possuíam capacidade para realizar tal missão.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
A muito trigo a ser colhido,a muito peixe a ser pescado,a seara é grande e o mar é enorme, mas a isca tem que ser boa pra pescar o peixe, as ferramentas tem que estar afiadas e ser de qualidade para trabalhar na seara,uma alma salva em Cristo vale mais que qualquer troféu neste mundo!