"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Deus em busca de uma pessoa estrangeira por intermédio do profeta Elias.

I Reis 17: 8,9;23,24
 “Então, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: Levanta-te, e vai a Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.”
 “Elias tomou o menino, e o trouxe do quarto à casa, e o deu a sua mãe; e disse Elias: Vês aí, teu filho vive. Então, a mulher disse a Elias: Nisto conheço, agora, que tu és homem de Deus e que a palavra do SENHOR na tua boca é verdade.

É realmente ‘intrigante’ a multiforme maneira de Deus de ‘trabalhar’. Entender a situação depois de tudo ter acontecido é, às vezes, muito fácil, mas, a grande dificuldade é compreender e aceitar que “… todas as coisas cooperam juntamente para o bem daqueles que temem o Senhor”. Sempre esteve no ‘coração’ de Deus o desejo de alcançar toda a humanidade com a pregação do Evangelho. As Boas Novas de salvação não foi um recurso que nosso Deus utilizou para reparar o que o homem danificou com o pecado. A alvíssara mensagem da salvação foi redigida pelo próprio Deus a fim de evidenciar seu imenso amor, sem nenhuma exceção, pela humanidade.

Elias é outro personagem bíblico que aparece nas páginas da Sagrada Escritura sem nenhum histórico genealógico, ele simplesmente ‘aparece’ nos registros revelando que o Senhor Deus usa as pessoas independentemente do seu ‘currículo’. Todavia, evidentemente, Elias antes de aparecer nas páginas da Bíblia já tinha um estreito relacionamento com Deus. O tipo de relacionamento que ambos nutriam entre si não é algo que surge da noite para o dia (com o estalar de dedos), mas é algo cultivado no decorrer dos dias. É uma vida dedicada e não alguns momentos.

Uma característica espetacular que percebemos nos registros da Bíblia é o fato de que nosso Deus não escondeu as fraquezas, as limitações e os medos daqueles que protagonizaram as mais extraordinárias experiências com Ele. Elias era homem dedicado à oração e de grande poder espiritual, evidenciados por sua vida e por seu ministério em geral. Contudo, o seu lado humano ficou demonstrado por seu desencorajamento e pelo fato de ter fugido diante das ameaças de Jezabel.

Elias fugiu para perto do ribeiro de Querite, a leste do rio Jordão, onde todos os dias os corvos lhe traziam algum alimento. Mas ali Elias teve um refúgio apenas temporário, pois as águas do ribeiro secaram, provavelmente quando a estação do ano mudou. Em seguida, Elias retirou-se para Sarepta, no território de Sidom. Ali Deus apontou uma viúva para ‘cuidar’ do profeta.

Provavelmente, muitos dos missionários que são enviados pelo Senhor para alguma região inóspita precisam, para si mesmos, de algum aperfeiçoamento espiritual. Talvez Elias tenha ficado sem entender quando se deparou com a situação drástica da viúva que Deus tinha preparado para ‘cuidar’ dele, entrementes, enquanto se revelava para a viúva, o Senhor mostrava para Elias que ele deveria confiar mais nEle.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.