"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O Pai enviou o Filho para uma grande missão.

João 20: 21; 3: 16
 “Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.
 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

A obra missionária, na verdade, não é o fruto de uma igreja bem estruturada espiritualmente, mas, como temos conferido nos estudos deste trimestre, primeiro teve que haver um trabalho missionário para que a igreja fosse constituída. A conclusão é óbvia – Deus, o Pai, enviou Jesus, o Filho, para constituir um povo a fim de dar seguimento na obra missionária na qual Israel fracassou. Assim, Jesus, como um missionário constituiu a igreja e ordenou que ela desse seguimento a trabalho que foi iniciado por Ele nesta dispensação.

Jesus sempre se identificou com o Pai. Com isso, Ele está dizendo aos seus seguidores (discípulos) por intermédio de quem estava realizando a sua obra, ou seja, Ele não estava realizando uma obra por iniciativa, capacidade e desejo exclusivamente dEle mesmo, mas que o Pai desde a eternidade tinha esse propósito no ‘coração’. Ser vocacionado não significa ser, estritamente, chamado, implica, também em deixar-se ser orientado, ensinado e guiado. 

Foi exatamente isso que o ‘missionário’ Jesus fez. Ele incumbiu aos discípulos a missão de anunciar as Boas Novas de salvação em todo o mundo. Seja qual for a tarefa que Deus tem nos confiado, devemos estar sempre conscientes de que a autoridade com a qual pregamos as Boas Novas de Salvação vem de Deus. Se temos um modelo a seguir de obra missionária, esse deve ser Jesus Cristo, pois Ele demonstrou, por meio de palavras e ações, como realizar a obra que Ele nos confiou. Assim como o Pai o enviou, Ele enviou os seus seguidores; lembre-se, nós fazemos parte deste grupo.

No evangelho escrito por João está revelado o coração e o propósito de Deus para com a humanidade. O amor de Deus é suficientemente imenso para abranger todos os homens; Deus ‘deu’ seu Filho para sacrifício na cruz por nossos pecados. A expiação procede do coração amoroso de Deus. Não foi algo que Ele foi obrigado a fazer. Para fazer a obra missionária de Deus, precisamos da orientação e do poder do Espírito Santo. Devemos evitar tentar fazer a obra missionária de Deus com nossa própria força.

A ordem de Jesus aos seus discípulos, quando voltava para o céu, tendo já consumado o plano de salvação da humanidade abrange o mundo e toda a humanidade – crianças, velhos, adultos, jovens, ricos e pobres, bons e maus, sábios e iletrados, nacionais e estrangeiros. Como poderemos cumprir uma missão tão imensa? Jesus prometeu estar conosco por toda parte.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo com comentários do Pr. Antônio Gilberto

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.