A clareza da Grande Comissão no Novo Testamento.
Mateus 28: 19
“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”
A Grande Comissão representa as palavras finais de Cristo antes da sua ascensão ao Céu, selando suas instruções aos discípulos. A Grande Comissão teve por propósito encorajar os seguidores de Cristo a darem seguimento na Sua missão, e também ampliá-la, até tornar-se absolutamente universal. Porém, não há como cumprir a Grande Comissão sem o concurso do poder, da autoridade e do batismo no Espírito Santo. A Grande Comissão convoca os homens de todos os lugares para arrependerem-se e confiarem no evangelho. Ela tem um intuito evangelizador, e sua essência é a salvação das almas.
Uma grande responsabilidade é posta sobre os crentes, porquanto a nós cumpre executar a Grande Comissão. Contudo, como está escrito na carta de I Pedro 3:18-4:6, Jesus Cristo mostrou-se e continua mostrando-se ativo na ampliação de sua missão salvífica. Ou seja, Jesus não deu a ordem e foi ‘descansar’. Ele continua atuante até hoje. Ele é sempre o Senhor, é sempre o poder principal no evangelismo. Ele compartilha dessa tarefa com os crentes, mas nunca se ausenta dessa atividade. Portanto, o resultado será absolutamente universal – “… de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra.”
Os homens, em sua falsa espiritualidade e em seu orgulho, pensam que a evangelização depende inteiramente deles. Mas o Salvador sempre, e em toda parte será o Salvador. Se isso não fosse verdade, então o propósito da Grande Comissão teria falhado desde há muitos séculos.
Antes de ascender aos céus, as últimas palavras de Jesus a seus discípulos foram para instruir acerca da submissão ao Mestre; eles deveriam fazer mais discípulos; eles deveriam batizar e ensinar os novos discípulos a obedecerem a Jesus (Os discípulos deveriam batizar as pessoas porque o batismo simboliza morrer para o pecado e ressuscitar para uma nova vida em Cristo O batismo representa submissão a Cristo, disposição de viver de acordo com a vontade de Deus e identificação com o povo da Aliança de Deus); Jesus Cristo estaria com eles todos os dias por intermédio de seu Espírito Santo. Embora nas missões anteriores Jesus tivesse enviado seus discípulos apenas aos judeus, a partir daquele momento a missão teria um caráter mundial.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Enciclopédia de Champlin, vol. 1
Muito bom, obrigado. Deus abençoe grandemente.