A obra missionária do Senhor Jesus Cristo.
Isaías 61: 1-2
“O Espírito do Senhor JEOVÁ está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes.”
A descrição que Isaías faz do Messias e da sua unção relaciona-se à sua missão ou ministério. Esta descrição profética da unção do Messias relaciona-se com seu caráter e estatura espirituais. O Messias tem a plenitude do Espírito, e seus gloriosos dons celestiais são descritos como o Espírito; sabedoria; inteligência; conselho; fortaleza; conhecimento; e temor do Senhor. Isaías menciona o Espírito Santo mais do que qualquer outro profeta do Antigo Testamento. A plenitude de dons contida nesta descrição não tem precedente nas Escrituras. Esses dons sob sete aspectos falam da sua plenitude no Messias.
Quando Jesus começou o seu ministério, citou estes versículos e os aplicou a si mesmo – “O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor.” Seu ministério ungido incluía: pregar o evangelho aos pobres, aos humildes e aos aflitos; curar os espiritual e fisicamente doentes e quebrantados; romper os grilhões do mal e proclamar a libertação do pecado e do domínio satânico; e abrir os olhos espirituais dos perdidos para verem a luz do evangelho e serem salvos. Estes quatro propósitos caracterizavam o ministério de Jesus Cristo, e continuarão a serem cumpridos pela igreja enquanto esta estiver na terra.
O que vemos na declaração de Isaías (61:1) é a maior evidência de que a doutrina da Trindade não é uma invencionice dos teólogos – O ‘Espírito’, O ‘Senhor JEOVÁ’ (Pai) e ‘Mim’ (Jesus, o Filho). As Escrituras declaram que Deus é um só uma união perfeita de uma só natureza, substância e essência. Das pessoas da deidade, nenhuma é Deus sem as outras, e cada uma, juntamente com as outras, é Deus. O Messias seria poderosamente ungido pelo Espírito Santo a fim de cumprir a vontade do Pai e de trazer plena salvação às nações.
A fim de executar o seu plano da salvação, o Messias também batizaria e ungiria os seus seguidores no Espírito Santo. Esse é um requisito fundamental na obra contínua da redenção que a igreja empreende. O ministério de Cristo, de batizar no Espírito Santo, é um ministério contínuo durante toda a era atual, e isso não diz respeito ao primeiro derramamento do Espírito Santo no Pentecoste, mas também à missão principal e ao ministério de Jesus, como aquele que batiza no Espírito Santo durante toda a era atual – “”… porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe …”
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.