A verdadeira liberdade está em conhecer o Senhor Jesus.
João 8: 32,36
“… e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres.”
Na esfera da existência da humanidade e na limitação do conhecimento humano, muitas coisas são verdadeiras. No entanto, nenhuma destas ‘verdades’ pode ser vista como absoluta, elas são relativas, ou seja, cada um ‘enxerga’ tais verdades segundo sua própria ótica. Em contrapartida, há uma só verdade que libertará as pessoas do pecado, da destruição e do domínio de Satanás, ela é a verdade de Jesus Cristo, que se acha na Palavra de Deus. Devemos observar que as Escrituras, especialmente a revelação original de Cristo e dos apóstolos do Novo Testamento, dão testemunho da verdade que nos liberta do pecado, do mundo e do poder demoníaco. Os crentes serão verdadeiros à medida em que aceitarem o ensino e revelação originais dos apóstolos a respeito do evangelho, conforme o Novo Testamento registra, e procurar manter-se fiéis a eles.
O não-salvo é escravo do pecado. Escravizado pelo pecado e por Satanás, é forçado a viver segundo as concupiscências da carne e os desejos de Satanás. O verdadeiro crente, salvo em Cristo com a graça acompanhante do Espírito Santo que nele habita, é liberto do poder do pecado. Quando tentado a pecar, ele agora tem o poder de agir de conformidade com a vontade de Deus. Está livre para tornar-se servo de Deus e da justiça – “ Mas, agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.”
A libertação da escravidão do pecado é um critério seguro para o crente professo testar e comprovar se a vida santificadora. Quem vive como escravo do pecado, ou nunca experimentou o renascimento espiritual pelo Espírito Santo, ou experimentou a regeneração espiritual, mas cedeu ao pecado e voltou à morte espiritual, a qual leva à escravidão do pecado. Não se quer dizer com isso que os crentes estão livres da guerra espiritual contra o pecado. Durante nossa vida inteira, teremos de lutar constantemente contra as pressões do mundo, da carne e do diabo.
A plena liberdade da tentação e da atração do pecado terá lugar somente com a redenção completa, quando da nossa morte, ou na volta de Cristo para buscar os seus fiéis. O que Cristo nos oferece agora é o poder santificador da sua vida, mediante o qual aqueles que seguem o Espírito são libertos dos desejos e paixões da carne e capacitados a viverem como santos e inculpáveis diante dEle, em amor – “como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade.”
Não é necessário mais revelações de “verdades” para completar o evangelho de Cristo, ou para torná-lo mais adequado. A verdade salvífica é revelada da parte de Deus somente “pelo seu Espírito”; não procede de nenhuma pessoa, nem da sabedoria humana.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.