A atividade de Deus por meio do ministério do Espírito Santo.
I Coríntios 12: 11
“Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.”
O negligenciamento da Pessoa e obra do Espírito Santo têm feito com que muitas igrejas do presente século, se distanciem da totalidade do Evangelho em seus púlpitos. O que necessitamos não é um evangelho diferente, mas a plenitude do Evangelho conforme registrado no Novo Testamento. Temos o dever de conhecer constantemente a Pessoa e a obra do Espírito Santo, conforme reveladas na Bíblia e experimentadas na vida da Igreja hoje. A mensagem do Evangelho pleno proclama a centralidade da obra do Espírito Santo como o Agente ativo da Trindade na revelação que Deus fez de si mesmo à sua criação. A mensagem do Evangelho pleno diz que Deus hoje continua a falar e a agir, como nos tempos do Antigo e do Novo Testamento.
O Espírito Santo possui a mesma essência do Deus Pai e do Deus Filho; Ele é a terceira pessoa da Trindade e foi enviado ao mundo pelo Pai e pelo Filho; Ele é ‘o Espírito que provem de Deus’ e penetra até as profundezas de Deus. A Bíblia nos diz que a Pessoa do Espírito Santo é Deus e Senhor, assim como o Pai e o Filho também o são, Ele não é apenas um atributo da divindade. Sua obra consiste em dar prosseguimento ao plano de salvação idealizado por Deus Pai e executado pelo Deus Filho. Dentre as três Pessoas da Trindade é o Espírito Santo que possui o papel de regenerar, purificar e santificar o homem e a mulher, e que é Ele quem convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo.
A ‘descida’ do Espírito Santo, no Dia de Pentecostes, para dotar os crentes de poder, não estava limitada para aquele dia, ela adentra ao futuro profético. Os sinais sobrenaturais esboçados na passagem bíblica aguardam cumprimento futuro. O derramamento do Espírito Santo terá a sua plenitude durante o esplendoroso reinado do Messias, o Milênio. Naquele tempo o Espírito será amplamente derramado – “Nem esconderei mais a minha face deles, quando eu houver derramado o meu Espírito sobre a casa de Israel, diz o Senhor JEOVÁ.”
A Palavra de Deus afirma que, no ‘ultimo tempo’ haveria escarnecedores. Não obstante, devemos continuar a fazer como Jesus – fazer a obra que Deus nos confiou, porque os críticos e zombadores sempre estarão em nosso meio. Esse tipo de comportamento não é algo dos tempos modernos, pois diante da manifestação do Espírito de Deus no dia de Pentecostes, muitos zombaram, dizendo – “Estão cheios de mosto“. Esses zombadores não eram pessoas ímpias, eram religiosos. Hoje vemos esse tipo de situação dentro de nossas igrejas.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Declaração de Fé das Assembléias de Deus – CGADB